sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lições Bíblicas CPAD - 1º trimestre de 2011

Lição 12 - 4º Trimestre 2010 Quando o Crente não ora 19 de Dezembro de 2010






LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Jonas 1.1-5,11,12,15
Certo dia, o Senhor Deus disse a Jonas, filho de Amitai: apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos. Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para Espanha, para longe do Senhor. No entanto, Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio. Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo.
A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas: - Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?
Jonas respondeu: - Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês. Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou.

OBJETIVOS:
Compreender que precisamos orar e obedecer a Deus.
Saber que quando o crente deixa de buscar a direção de Deus ele prejudica a si próprio e aos que o rodeiam.
Conscientizar-se de que através da oração e do estudo da Palavra o crente é dirigido por Deus.

INTRODUÇÃO
A falta desta arma divina, conforme 2 Cor. 10.4, enfraquece o espírito e a alma do homem, pois é através da oração que temos um relacionamento intimo com Deus e passamos a confiar e a depender por completo da sua vontade em nossas vidas, permitindo assim viver a sua Palavra. Quando o cristão não ora permite a separação dele com o seu Senhor, fazendo com que a sua própria vontade e decisões dirija a sua vida, prejudicando ele e os que estão ao seu redor. 

1.  QUANDO O HOMEM ORA, MAS NÃO OBEDECE.         
Jonas era um autêntico e experiente profeta do Senhor, pois a sua profecia de que Jeroboão II expandiria seu reino, comprova que ele foi um profeta real da história. 2Rs.14.24-27, um profeta do reino do norte(Israel), seu nome significava pombo. Há pouco tempo Deus lhe entregará sua Palavra e o mandará pregar em Nínive. Mas Jonas desobedeceu e pegou um navio para Társios (Espanha).
Jonas Mostrou-se insensível, desobediente, desumano e sem compaixão, sua desobediência quase leva muitos a morte. A desobediência a Deus é um caminho de descida em todos os sentidos. Jonas recuou e procurou fazer a sua própria vontade.
Fugir da missão que Deus nos confiou, mesmo sendo um grande profeta ou pastor não nos isenta das consequências que viram sobre aqueles que colocaram a mão no arado, pois não podemos fazer a obra de Deus de qualquer maneira e nos dirigir. É necessário tomarmos o caminho correto e sermos obediente à voz de Deus.
Além de orar, o crente precisa buscar a direção de Deus e cumprir a sua vontade. Muitos oram, mas não obedecem ao Pai. Precisamos cumprir a missão que lhe foi determinada pelo Senhor.
Não basta conhecer a vontade de Deus, é preciso executá-la com alegria.
As consequências da desobediência: Pode trazer prejuízos a nós e àqueles que estão próximos.  (Tempestade em alto mar, levando o navio quase a pique e sendo engolido pelo grande peixe).

2. DEIXANDO DE BUSCAR A DIREÇÃO DE DEUS.
Julgando pela aparência. O caso apresentado, que ilustra o risco de não orar consultar ao Senhor sobre determinadas situações, é o dos gibeonitas que enganaram Josué. O povo de Israel estava realizando suas conquistas na terra prometida, e muitos dos povos estavam temendo os filhos de Israel. Entre esses povos, os gibeonitas decidiram fazer um tratado de paz com os judeus. Mas para tal feito, usaram de um ardil: passaram-se por habitantes de uma terra distante, e chegaram maltrapilhos à congregação de Israel. Eles estavam mal trajados, como se o tempo da viagem houvesse consumido a indumentária. O pão que traziam era velho, como também seus sapatos e sacos de vinho. As evidências indicavam que eles falavam a verdade. Mas ao invés de checar todas as informações e pedir orientações a Deus, os homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor Js 9.14. A aliança foi celebrada, e não podia voltar a atrás.
A oração abre a porta da comunicação para com Deus e dEle para conosco. Sabedor de todas as coisas, Ele deseja auxiliar-nos – conforme sua vontade - o advertindo-os sobre caminhos que não devemos trilhar. A ordem de Deus foi que o povo de Israel não fizesse aliança com nenhum dos povos cananeus (Êx 23.32; 34.12; Dt 7.2) só poderiam fazer acordos com povos que moravam fora de Canaã (Dt 20.15-16). Por não orar ao Senhor, os Judeus não apenas desobedeceram a Deus, como também foram enganados. (E.C). Falta de oração na vida dos crentes leva-os a decisões precipitadas.
As conseqüências da falta direção de Deus: O crente que não busca a direção de Deus toma decisões precipitadas; prejudica a si mesmo e aos que estão próximos. (Trouxe os cananeus para dentro de Israel, o povo de Israel precisou entrar em guerra para honrar o pacto que havia feito fora da direção de Deus).

3. BUSCANDO CONSELHOS EM OUTRO LUGAR.
Saul deixou de consultar ao Senhor e buscou ajuda de uma feiticeira. Não basta insistir na oração. Devemos orar e depender do Senhor para receber orientações para nossas vidas.
Saul estava com tanto temor da batalha iminente, que estremeceu muito o seu coração. A desobediência persistente de Saul o tinha deixado completamente sem a confiança na presença e na proteção de Deus. Em vez de arrepender-se de seus pecados e buscar o perdão de Deus, Saul procurou uma fonte proibida de aconselhamento Êx. 22.18. Essa trágica decisão resultou na sua morte 1Cr 10.13.
Outro exemplo de pessoa que não consultou o Senhor é o de Asa, rei de Israel, por ocasião de sua doença. “E caiu Asa doente de seus pés no ano trigésimo nono do seu reinado; grande por extremo era sua enfermidade, e, contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas, antes, aos médicos” 2Cr 16.12.
As consequências da falta dos conselhos de Deus leva o homem a pecar e se distância de suas verdades. Essa trágica decisão resultou na sua morte 1Cr 10.13. 

CONCLUSÃO.
Um dois maiores problemas na vida cristã é a ausência de oração por parte de um cristão. Não se pode conceber a comunhão com Deus sem que haja diálogo com Ele, pois consultar ao Senhor em oração mostra grau de dependência do Senhor.
 
Reflexão
“As respostas de Deus às suas orações podem levar anos para serem respondidas. Mas o seu papel é orar e confiar que Deus lhe dará a resposta no momento mais rápido de acordo com o propósito dEle”. Jim George

“Se não procuras a intimidade com Cristo na oração, como poderás dá-lo a conhecer? – J. E. Blaguer”.

“Tenho sido impulsionado a me ajoelhar, muitas vezes, pela convicção esmagadora de que não tinha outro caminho a seguir”. – Abraham Lincoln

Vocabulário
Obediência: Submissão à vontade divina, dependência.
Direção: Lado para onde alguém se dirige, rumo.
Conselho: Opinião, parecer sobre o que convém fazer; aviso, advertência.

Pesquisado e Elaborado: Ev. Junior França - E-mail e msn: junior.franca1@hotmail.com  Fones: (85) 3226-2753(Igreja).
Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lição da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico SBB, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico Wycliffe