Neemias, integridade e coragem em tempos de crise.
LEITURA BÍBLICA:
Neemias 2.11-18.
Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias, não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração. Eu me levantei no meio da noite e saí, junto com alguns dos meus companheiros. Só levei um animal, o jumento que eu montava. Era noite quando eu saí da cidade pelo portão do vale, no oeste, e fui para o sul, passando pela Fonte do Dragão, até o portão do Lixo. Conforme andava, eu ia examinando as muralhas da cidade que haviam sido derrubadas e os portões que haviam sido destruídos pelo fogo. Então virei para o norte e fui para o Portão da Fonte e para represa do Rei. Mas o jumento não pôde encontrar lugar para passar pelo entulho. Por isso, fui até o vale do Cedrom e passei por ele, sempre olhando para as muralhas. Então voltei pelo mesmo caminho pelo qual tinha ido e entrei de novo na cidade pelo Portão do Vale.
Nenhuma das autoridades da cidade ficou sabendo aonde eu tinha ido, nem o que tinha feito. Até ali, eu não tinha contado nada a nenhum dos judeus – aos sacerdotes, às autoridades, aos oficiais ou a qualquer outra pessoa que iria tomar parte no trabalho. Mas aí eu lhes disse: - Vejam como é difícil a nossa situação! A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os seus portões foram destruídos. Vamos construir de novo as muralhas da cidade e acabar com essa vergonha. Então contei a eles como Deus havia me abençoado e me ajudado. E também contei o que o rei me tinha dito. Eles disseram: - Vamos começar a reconstrução! E se aprontaram para começar o trabalho.
INTRODUÇÃO
Neemias levou três meses para chegar à cidade e chegou como governador, a serviço de Deus. Neemias, um homem de paciência, esperou três dias antes de tomar qualquer atitude. Como um líder sábio, Neemias se absteve de compartilhar as suas idéias com o povo até estar bem informado sobre os diversos assuntos e, sem dúvida, ter analisado as implicações dos mesmos em profunda oração. Depois da noite de inspeção, a verdadeira razão do mandato do novo governador vem à luz. O povo reconheceu o chamado de Deus a Neemias e ofereceu total cooperação.
1. AS CARACTERÍSTICAS DO LÍDER NEEMIAS.
Neemias era um homem de oração, patriotismo, ação, coragem e perseverança. Como líder sábio, Neemias se absteve de compartilhar as suas idéias com o povo até estar bem informado sobre os diversos assuntos e, sem dúvida, ter analisado as implicações dos mesmos em profunda oração. Foi um líder corajoso, lutando contra as desavenças e encorajando o povo a fazer a obra de Deus (2.18),
Quatro princípios permanentes se destacam em Neemias. Primeiro, compaixão é frequentemente o ponto de partida para a obediência à vontade de Deus. Segundo, para que se leve a cabo a vontade de Deus é necessária à cooperação com outros. Terceiro, a confiança é o resultado de orações fervorosas e da exposição da Palavra de Deus, que revela a sua vontade. Quatro, coragem se manifestará com tenacidade santificada quando se recusa comprometer a convicção de que se está fazendo a vontade de Deus.
Deus usa Neemias para retirar os inimigos que moravam na cidade. Para que o Seu povo fosse guiado, Deus escolheu um homem de coração reto e com uma visão clara dos temas em questão, colocou-o no lugar certo no momento certo, equipou-o com o seu Espírito e o enviou para fazer proezas.
O povo é restaurado à obediência da Palavra de Deus, enquanto Neemias, o leigo, trabalha junto com Esdras, o profeta. Como governador durante esse período, Neemias usou a influência do seu cargo para apoiar Esdras e exercer uma liderança espiritual. Aqui se revela um homem que planeja sabiamente suas ações (“considerei comigo mesmo no meu coração”) e um homem cheio de ousadia (“contendi com os nobres”).
A mão do Senhor sobre Neemias significava para ele, pelo menos, cinco coisas.
1) Estava compartilhando dos propósitos de Deus (cap. 1).
2) Deus o estava guiando claramente (v.12).
3) Deus estava lhe concedendo sua graça e auxílio (v18).
4) Deus estava com ele, fazendo-o prosperar e ser bem-sucedido na obra de Deus (v.20). 5)Sentia renovada coragem e fé em Deus.
2. ASPECTOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS.
Líderes usam a influência de sua posição (Ne. 2.5). Gerenciar tem sido definido como ter a habilidade de conseguir que algo seja feito por outras pessoas. No entanto, isso só pode acontecer se os envolvidos estiverem em uma posição de obter esses resultados. Dessa forma, os líderes devem usar sua influência para fazer com que os que têm os recursos necessários participem de seus esforços.
Neemias seguiu esse princípio em seu plano para a reconstrução de Jerusalém. Ele ocupava um posto-chave como copeiro de Artaxerxes (Ne 2.1). Então, como tinha a atenção do rei, usou a influência de sua proximidade com o poder para benefício de seu povo. Ele fez seu pedido a Artaxerxes e ganhou uma liderança (Ne 2.5,6), cartas de referência (Ne 2.7) e uma doação governamental de material de construção (Ne 2.8).
Hoje, a habilidade de influenciar o meio a partir da posição que se ocupa é requisito indispensável, principalmente para aqueles que trabalham em desenvolvimento comunitário e ministério urbano. Por exemplo, existe uma grande quantidade de recursos para ajudar os pobres, mas é preciso ter líderes sábios e disciplinados para se associarem aos poderosos em benefícios dos fracos. Serviços como escrituras, desenvolvimento de recursos e distribuição de bens requerem uma cuidadosa manutenção dos relacionamentos com a rede do poder.
Líderes realizam pesquisas (Ne 2.12). Um míssil sem sistema de comando é algo perigoso – pois tem todo o poder, mas nenhuma direção. Do mesmo modo, líderes que não sabem a onde estão indo podem causar destruição. Por isso, os que ocupam posições de liderança precisam obter o tipo certo de informação, para que possam fazer escolhas sábias acerca de qual atitude tomar.
Neemias, antes de dar início ao seu plano de reconstrução dos muros de Jerusalém, fez uma pesquisa minuciosa sobre a responsabilidade que estava em suas mãos. Ele percorreu cuidadosamente a cidade à noite, sem alarde, avaliando a extensão do problema e , talvez, formulando algumas estratégias experimentais. (Ne 2.11-15). Sua discrição foi especialmente apropriada. Já que ele era um novo membro da comunidade. Como representante do rei, poderia ter chegado com o soar de trombetas e declarado suas expectativas. Em vez disso, guardou suas ideias para si mesmo e evitou atrair a atenção até que tivesse formulado um plano.
3. É HORA DE RECONSTRUIR.
Líderes constroem a comunidade (Ne 2.17,18). Em vários países do hemisfério ocidental do século 20, o trabalho tem sido muitas vezes dividido entre gerenciamento e força de trabalho. Um problema dessa rígida divisão é que ela tende a criar a mentalidade nós versus eles. No entanto, a história prova que a maioria das grandes realizações da humanidade tem sido executada por grupos e comunidades de pessoas trabalhando juntas, em prol de um objetivo comum.
Neemias entendeu o poder da comunidade ao responsabilizar-se pela tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém. Depois de avaliar a situação, reuniu o povo e fez um discurso, no qual mobilizou aqueles indivíduos. Primeiro, despertou na consciência deles que algo devia ser feito; então, incutiu neles a confiança de que alguma coisa podia ser feita por eles (Ne 2.17,18).
É interessante observar que Neemias falou ao povo empregado os termos nós e a nós, embora, em seu relato escrito, tenha usado as expressões eles e a eles. Evidentemente, ele se viu como participante dos terríveis acontecimentos, mesmo que tivesse acabado de chegar do palácio real. Na verdade, eliminou a divisão de classe entre e ele e seu povo ao compartilhar a conversa que havia tido com o rei, mostrando, assim, que a comunidade tinha um amigo na corte do imperador.
Neemias encorajou todo o povo a ajudar na construção dos muros da cidade. Neemias enfatizou que não era sua a ideia de reconstruir o muro de Jerusalém. Antes, o plano chegou até ele vindo do Senhor (v.8,12). Em resposta ao desafio deste servo de Deus, o povo declarou: Levantemo-nos e edifiquemos.
CONCLUSÃO
Neemias mostra com suas atitudes, que um verdadeiro líder guiado pelo Espirito de Deus, não recua, não se embaraça com as picuinhas desta vida, mas persevera, motiva, lidera o povo, sempre à frente, dando assim exemplo de coragem e de humildade, como bom servo do Senhor que esta pronto a fazer a vontade de Deus até em meios as crises, ele não para, não retrocede, mas avança dando exemplo aos outros. Neemias mostrou ser um verdadeiro líder.
Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805
Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário