domingo, 20 de janeiro de 2013


Esboço: A semente da insatisfação


A serpente colocou no coração de Eva a semente da insatisfação. A insatisfação é filha do orgulho. Eva estava num jardim tendo toda regalia que um ser-humano poderia ter. Pois no jardim havia paisagens de beleza arrebatadora. Ela era amada pelo seu marido e tinha comunhão com Deus. Vivia num paraíso. Tudo era sublime e belo ao seu redor. Era livre e feliz, mas o diabo colocou a insatisfação no seu coração, dizendo-lhe que ela podia ser igual a Deus. O diabo abriu um buraco no seu coração e ela sentiu-se a mais infeliz e ultrajada das criaturas no paraíso. 

Agora, ela quer ser mais do que uma criatura, quer ser igual ao criador. O orgulho, no sentido religioso é a atitude de autonomia e de independência de Deus. Todo orgulho é idolatria, é adoração de si mesmo.

O orgulho é prelúdio do fracasso. A soberba precede a ruína. Deus resiste ao soberbo. Eva caiu e levou o seu marido também à queda. 

Seus olhos foram abertos não para ver o seu triunfo, mas o seu fracasso. Em vez de se tornarem iguais a Deus, tornaram-se pecadores, culpados e perdidos. O diabo mentiu para eles. Ambos não apenas tropeçaram por causa do orgulho, mas levaram a humanidade a cair. Somos seres caídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário