quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lição 11 - 4º Trimestre 2011 O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS. 11 de Dezembro de 2011




LEITURA BÍBLICA:

Neemias 13.15,17
Naqueles dias eu vi que em Jerusalém havia gente que no sábado pisava uvas para fazer vinho. Outros, no sábado, carregavam os seus jumentos de cereais, vinho, uvas, figos e outras coisas e levavam para dentro de Jerusalém. Então dei ordem para que não vendessem nada no sábado. Então eu repreendi as autoridades dos judeus e lhe disse: Vejam só que coisa errada vocês estão fazendo! Vocês estão profanando o dia do sábado!
Atos 20.7-12 (Ler)

INTRODUÇÃO
Passaram-se trinta anos desde o ministério inicial de Esdras com relação ao sábado, e o povo estava começando a violar este dia durante o segundo período de governo de Neemias. A advertência de Neemias é de que os mesmos pecados produziriam os mesmos resultados calamitosos.

1. DEUS ORDENA A GUARDA DA SÁBADO
No livro de Deuteronômio capítulo 5.12-15. Estes versículos contêm a ordenança de guardar o sábado, para o santificar, tornando-o um dia separado para os propósitos de Deus, como ordenou o Senhor no monte Sinai (Êx 20.8-11). Por ser um dia pertencente ao Senhor, não poderia ser feita nenhuma obra nele, ou seja, os israelitas tinham de descansar do trabalho e celebrar as bênçãos de Deus. Além disso, os servos, as servas, os animais e os estrangeiros também deveriam descansar, pois esse era um modo de Israel lembrar que foi servo na terra do Egito e que Deus o libertou do passado de opressões. Os cristãos atuais se diferenciam em relação a este mandamento. O Shabat (sábado) era sábado, o sétimo dia da semana. Os cristãos geralmente adoram a Deus no domingo, o primeiro dia da semana, porque foi num domingo que Jesus ressuscitou. Mesmo assim, seguem o princípio do mandamento. Eles descansam do trabalho e dedicam esse tempo ao Senhor, louvando-o por Suas bênçãos e relembrando todas as Suas obras redentoras registradas na Bíblia.

O mandamento de guardar o dia de sábado (Dt 5.12) não significa que os outros dias da semana e as atividades realizadas nestes não eram sagrados. O sábado (Shabat) servia para lembrar Israel de que o ser humano depende de Deus, pois os homens possuem a forte tendência de se auto-exaltar e engradecer seus feitos, transformando-se em deuses. Nos termos de hoje, podemos dizer que nossos interesses muitas vezes viram desejos compulsivos. A fixação do Sábado (Shabat) reforçava a ideia de que deveria haver um dia de descanso e adoração ao Senhor no ciclo semanal, a fim de que o foco no Todo-Poderoso não se canalizasse para as ambições humanas e a satisfação de suas metas.

2. O DESCUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA NO TEMPLO DE NEEMIAS
Outra dificuldade que Neemias enfrentou diz respeito ao sábado. Nesse dia da semana, o povo judeu em Judá estava trabalhando; as pessoas estavam comprando e vendendo mantimentos em Jerusalém. Tírios levavam peixe e outras mercadorias para serem vendidas tanto em Judá quanto em Jerusalém. Essas eram violações ao que declara Êxodo 20.8-11 e ao juramento do próprio povo (Ne 10.31), que havia colocado suas transações comerciais à frente da obediência ao mandamento divino, segundo o qual aquele deveria ser dia de descanso.

Ordenando-o eu, as portas se fecharam (vv.19-22). Neemias mandou que as portas fossem fechadas de sexta à noite até sábado à noite, colocando até mesmo seus próprios servos como guardas. Quando os negociantes e os vendedores ficaram do lado de fora do muro, Neemias avisou-lhes que, se ficassem por ali novamente no sábado, ele mesmo iria ataca-los. Temerosos pela ameaça do exército de um só homem, os negociantes partiram.

Os trabalhadores faziam serviços aos sábados (v.15), e os mercadores vendiam aos sábados (v.16). Ao mesmo tempo em que hoje não acreditamos que o dia do Senhor é o sábado dos judeus, sabemos que o povo do Senhor deve separar o dia do Senhor e usá-lo para glorifica-lo. Nosso sistema econômico exige que algumas pessoas trabalhem aos domingos, mas é muito melhor para os trabalhadores e para a nação se honrarem o dia do Senhor. Com certeza, nenhum cristão pode usar o domingo para fazer compras ou trabalhos que podem esperar. Neemias reprovou os judeus por desonrarem o sábado e fechou as portas da cidade para os vencedores que vinham aos sábados. Em relação ao versículo 18, leia Jeremias 17.21-27. Contudo, observe que mesmo os levitas eram culpados por profanar o sábado (v.22). Para verificar os pecados vergonhosos que os sacerdotes cometeram, leia Malaquias 1 e 2. As pessoas não obedecem com facilidade ao Senhor, a menos que os líderes do povo de Deus deem o exemplo. Talvez o fato de as pessoas não terem ajudado o templo (vv 10-13), tenha forçado os levitas a trabalhar aos sábados para se manterem vivos.

O povo de Deus permitiu que seus interesses comerciais e a busca de coisas matérias destruíssem sua obediência ao mandamento de Deus, no tocante ao dia de descanso. Os crentes do NT devem sempre tomar cuidado contra a tentação de deixar que a busca de riquezas e sucesso suplante seu desejo de honrar e adorar a Deus, com Ele estabeleceu. Devemos buscar “primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça” (Mt 6.33).

3. A GUARDA DO SÁBADO EM O NOVO TESTAMNETO
O primeiro dia da semana era o domingo. As pessoas reuniam-se para adorar a Deus nesse dia pela mesma razão que nós fazemos hoje: comemorar o dia de ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos judeus continuaram a celebrar o Shabat, que é o sábado. O livro de Hebreus diz que Cristo e a obra que Ele completou é o nosso Sábado, o nosso repouso (Hb 4.8-10).

Era o sétimo dia da semana, separado pela lei de Moisés como dia de descanso do trabalho normal, para repouso pessoal e adoração ao Senhor (Êx 20,10). Para o cristão, o sábado judaico já não é obrigatório. As exigências cerimoniais da lei foram canceladas na morte de Cristo (Cl 2.14,16). Além disso, o sábado como dia fixo semanal de descanso foi parte do pacto entre Deus e Isaque, somente (Êx 31.13,17). Os cristãos observam o domingo como dia de repouso pessoal e adoração ao Senhor. É o dia em que Jesus ressurgiu dentre os mortos, sendo chamado no NT de “o dia do Senhor”. Uma vez que o cristão não é mais obrigado a observar o sábado judaico, ele tem fortes razões bíblicas para dedicar um dia, em sete, para seu repouso e adoração a Deus.

O princípio de um dia sagrado de repouso foi instituído antes da lei judaica. “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou” (Gn 2.3). Isto indica que o propósito divino é que um dia, em sete, fosse uma fonte de bênção para toda a humanidade e não apenas para a raça judaica.

O propósito espiritual de um dia de descanso em sete é benéfico ao cristão. No AT esse dia era visto como uma cessação do labor e ao mesmo tempo um dia dedicado a Deus; um período para se conhecer melhor a Deus e adorá-lo; uma oportunidade para dedicar-se em casa e em público às coisas de Deus (Nm 28.9).

Assim como o sábado era um sinal do concerto de Israel como povo de Deus (Êx 31.16,17), o dia de adoração do cristão (o domingo) é um sinal de que este pertence a Cristo.

Jesus nunca ab-rogou o princípio de um dia de descanso para o homem. O que Ele reprovou foi abuso dos líderes judaicos quanto à guarda do sábado.

Jesus indica que o dia de descanso semanal foi dado por Deus para o bem-estar espiritual e físico do homem (Mc 2.27).

Nos tempos do NT os cristãos dedicavam um dia especial, o primeiro dia da semana, para adorar a Deus e comemorar a ressurreição de Cristo (At 20.7).

CONCLUSÃO
A verdadeira finalidade do sábado era proporcionar às pessoas tempo para descansar e adorar a Deus, por isso os sacerdotes tinham permissão de oferecer sacrifícios e conduzir os cultos de adoração, porque seu trabalho no sábado tinha a finalidade de servir e adorar a Deus.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel.8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário