sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lição 1 - 3º Trimestre 2012 NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES. 1 de Julho de 2012




LEITURA BÍBLICA: 
João 16. 20, 21,25-33
Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento.

Jesus terminou dizendo: Eu digo essas coisas a vocês por meio de comparações. Mas chegará o tempo em que não falarei mais por meio de comparações, pois falarei claramente a vocês a respeito do Pai. Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e crêem que vim de Deus. Eu vim do Pai e entrei no mundo. E agora deixo o mundo e vou para o Pai. 

Então os seus discípulos disseram: Agora, sim, Senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o Senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o Senhor veio de Deus.

E Jesus respondeu: Então agora vocês crêem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhado, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. 

INTRODUÇÃO
Uma maneira segura de se testar a autenticidade de um diamante é por meio do que os joalheiros chamam teste da água. A imitação nunca cintila tão brilhantemente quanto à pedra verdadeira, mas isto nem sempre é fácil de ser detectado pela simples observação. Os joalheiros sabem que, colocando-se na água, lado a lado, o diamante genuíno e a imitação, as diferenças aparecem. A pedra verdadeira continua a brilhar sob a água (aflição), enquanto que a falsa praticamente perde todo o brilho. 


1. AS AFLIÇÕES DO TEMPO PRESENTE
O cristão deve espelhar-se na vida de Cristo, tanto na questão do sofrimento quanto de um modo geral. Cristo nos deixou o padrão a ser seguido. “Ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pe 2.23).

Jesus não sofreu simplesmente porque o mundo o odiava. Caso fosse verdade, a vida cristã seria pobre e sem, sublimidade. Ele sofreu por nossos pecados, para levar-nos a Deus (1 Pe 3.18). O grande alvo de seu sofrimento era a reconciliação do homem com o Criador (1 Pe 2.24). Ele era justo, reto, sem pecado, correto para com Deus. Ele não merecia morrer, mas morreu pelos que eram injustos e pecadores que mereciam morrer. O sofrimento de Cristo, embora terrível para Ele, tornou-se salvação para nós. 

Os crentes haveriam de passar por um sofrimento destruidor e violento. Esse fogo é provador e purificador, tal como o ouro mais apurado é aquele que passa pelas mais altas temperaturas: “ Como o crisol prova a prata, e o forno o ouro, assim o homem é provado” (Pv 27.21). 

Jesus “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5.8) e foi “aperfeiçoado” através do sofrimento (Hb 2.10). Se o próprio Senhor passou por tais experiências, quanto mais nós, seus discípulos!

As tribulações redundam para o crente em benéficos resultados, desde que não sejam motivadas pelo próprio crente. O sofrimento também aproxima as pessoas umas das outras, especialmente daquelas que, de igual modo, estão atribuladas. A tribulação faz com que a entrada futura do cristão na herança celestial seja muito mais jubilosa (Rm 8.18). Além disso, sofrer por amor à justiça é evidência de que nossa devoção a Cristo é genuína (Mt 5.10-12); At 14.22; Rm 8.17; 2 Tm 2.12). 

Na Bíblia temos o ensino que o crente deve regozijar-se por participar dos sofrimentos de Cristo. Esta comunhão nos sofrimentos também aparece em (Rm 8.17 e 2 Col. 1.7). Se participarmos dos sofrimentos de Cristo, também participaremos de sua glória, conforme estes versículos afirmam. Este é um princípio do Reino de Deus: o sofrimento pela causa de Cristo faz aumentar a medida da alegria que o crente desfruta no Senhor.

2. PORQUE O CRENTE SOFRE
Muitas vezes a adversidade ocorre em nossa vida por culpa nossa. Uma atitude errada, uma palavra precipitada, uma ação fora da vontade de Deus, e eis a tribulação diante de nós. Se a pessoa fez o que não devia, envolveu-se com pessoas mal faladas, foi a lugares não recomendáveis, certamente colherá as consequências (Lm 3.39; Os 8.7). As aflições virão como resultado natural desse tipo de comportamento (Gl 6.7).

Existem pelo menos quatro fatores que levam Deus a permitir que o crente passe por tribulações.
Pecado. Há pessoas que caem em pecado e se acostumam com ele, e de repente passam a enfrentar lutas e tribulações. Nesse caso a adversidade é o meio que o Senhor usa para levar a pessoa a se arrepender, a confessar seu pecado e a se consertar com Ele (Pv 28.13; Rm 5.1-5).

O sofrimento é muitas vezes permitido por Deus. Ele quer com isso chamar a si aquele servo desobediente que pensava que poderia pecar abandonar a igreja e viver descompromissadamente longe de Deus.

Frieza. As aflições podem surgir na vida do crente quando ele se mostra frio, gelado, indiferente às coisas de Deus. O crente nesse estado acha que por dispor de uma renda ou salário que lhe permite pagar as contas, alimentar-se e vestir-se razoavelmente bem, não necessita ter uma vida de comunhão com Deus. Resolve manter-se à distância. Não ora mais, não lê mais a Bíblia, não frequenta mais os cultos. A adversidade será de grande valia na vida espiritual desse crente.

Caso não se trate de uma apostasia, a adversidade o despertará para uma reaproximação do Senhor (Sl 73.27,28; Hb 12.6). 

Excesso de bênçãos. Existe também o caso daqueles crentes que entram em tribulações por terem recebido inúmeras bênçãos do Senhor. Buscavam a Deus quando padeciam necessidades, mas ao serem abençoados, esqueceram-se do Senhor (Pv 27.7). 

A vida social dessas pessoas tornou-se muito intensa. A casa de praia, o sítio, os passeios com a família, as viagens internacionais durante as férias, os churrascos com os amigos tudo isso ocupou o espaço de tempo que esses crentes antes reservavam para frequentar a casa do Senhor e atuar na sua obra. 

Essas atividades poderão ser praticadas sem contudo tomar o primeiro lugar e o espaço reservado para as coisas espirituais.

Há também aqueles casos em que o crente tem uma vida consagrada, íntegra, mas se vê em tribulação. Ele faz um autoexame, não encontra nada de errado em si mesmo e fica confuso.

O porquê da adversidade é o aprimoramento da sua fé. Deus está querendo erguê-lo, através da luta, a um patamar mais elevado de espiritualidade. Paulo viveu essa experiência e soube valorizá-la (2 Cor 4.16-18).  

3. O CRESCIMENTO E A PAZ NAS AFLIÇÕES
Cristo compara seu sofrimento com o nascimento de uma criança: dor seguida de alegria. Os discípulos chorarão e lamentarão, mas essa tristeza se transformará em alegria. Nossa angústia e nosso sofrimento de hoje se transformará em alegria quando Cristo retornar. Cristo dá o tipo e alegria que o mundo não pode tirar. 

Pedro ensina que não devemos nos surpreender com as terríveis provações que nos sobrevém, como se fossem algo estranho. É algo que faz parte da vida cristã. Havemos de nos alegrar, pois somos co-participantes dos sofrimentos de Cristo e por essa razão participaremos na sua glória.

Essa alegria não vem do fato de o crente gostar de ser perseguido ou de ser reputado mártir. A razão desta alegria é mostrada nos versículos 6 e 7 do primeiro capítulo: “... Alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados por várias tentações, para que a prova da vossa fé, muitos mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória da revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.6,7). O teste da fé é precioso; a ele segue-se grande galardão, quando o crente sofre por ser discípulo de Cristo.

Deste modo, Pedro convoca o crente à alegria no sofrimento, porque este (1 Ped 4.13) faz com que ele chegue mais perto do Senhor. O crente, tendo fé em Cristo e amando-o, aguarda a salvação final com uma alegria que não pode ser medida, apesar das provações aqui.  

CONCLUSÃO
O sofrimento, conforme nos mostra Rm 8.18, é uma espécie de garantia da glória que se seguirá, pois a despeito da profundeza do sofrimento, fica-nos assegurado que o mesmo jamais poderá ser tão grande como a glória que, necessariamente virá. Este texto nos faz pensar tanto sobre a grandeza como sobre a certeza da glória futura: e é o sofrimento por amor a Cristo, que nos faz lembrar essas realidades. Os apóstolos nunca prometeram que a caminhada com Cristo é isenta de sofrimentos; pelo contrário, o próprio Cristo deixou-nos seu exemplo nesta área. Como seus seguidores não podemos abandonar suas pisadas. 

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev. Junior França) 
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) - Celular: 8616.7122(Oi), 9940.0893(Tim), 55*97*2635(Nextel)
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com  
Twitter:  twitter.com/@Juniorfranca2
Blog: joseaugustodefranca.blogspot.com/ 
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Coleção Ensino Teológico, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros. 





Um comentário: