sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lição 9 - 1º Trimestre 2011 A CONVERSÃO DE PAULO. 27 de Fevereiro de 2011




LEITURA BÍBLICA: Atos 9.1-9

1. Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, 2. e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 3. Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4. e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5. Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6. mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.7. Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. 8. Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. 9. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

INTRODUÇÃO
Cerca de um ano após a morte de Estêvão, acontece a conversão de Saulo de Tarso. Chama-nos a atenção o grande poder de Jesus e a sua imensa graça. O nosso general precisava de um capitão em seu exército, e foi buscá-lo nas fileiras do inimigo, transformando-o pelo poder sobrenatural do Espírito Santo. Lapidando-o e preparando-o para ser o apóstolo dos gentios.
Sua mensagem e estilo, como veremos, eram também marcados pela graça. Esse indivíduo, que afirmava ser o menor dos santos e o maior entre todos os pecadores, compreendeu e explicou a graça melhor do que qualquer de seus contemporâneos. Não é difícil entender a razão disso. Ele nunca conseguiu superar sua gratidão por tê-la recebido. O favor imerecido de Deus, sua graça superabundante, alcançou-o em seu zelo farisaico, esmagou o seu orgulho, colocou-o de joelhos, abrandou seu coração e transformou esse antes violento agressor em um poderoso porta-voz de Cristo. Um homem de tamanha coragem necessitava de muita graça. Não e de admirar que a graça tivesse dominado a mensagem e ministério de Paulo até o último momento de sua vida.

1.  SAULO DE TARSO.
Paulo, o “apóstolo dos gentios” um homem de coragem e graça, foi o formulador da teologia cristã e um dos maiores dentre todos os teólogos cristãos. O cristianismo que hoje conhecemos é, antes de tudo, um produto do desenvolvimento que Paulo fez com base nos ensinamentos de Cristo. Seu nome hebraico é Shaul, que significa “pedido”. Seu nome romano é Paulus, que significa “pequeno”.
É interessante notar que Paulo impactou o desenvolvimento da fé mais do que qualquer outra pessoa, com exceção do próprio Jesus. No entanto, quase não é mencionado nos escritos de seus contemporâneos. Nem mesmo Flávio Josefo o mencionou.  Os atos de Paulo não eram impressionantes, nem especialmente admiráveis para o observador casual, mas ele mudou o pensamento das pessoas de tal maneira que literalmente mudou a história do mundo.
Paulo era descendente da tribo de Benjamim (Rm 11.1). Ele nasceu e presumidamente cresceu em Tarso cidade da Cilícia, uma cidade grega no Mediterrâneo, onde hoje é a Turquia, não era um simples ponto no mapa, mas uma metrópole movimentada de cultura multiforme e comércio internacional. A tradição e as diversas informações implícitas em suas cartas indicam que era de família rica e respeitada.
Assim como muitas cidades de seu tempo, Tarso tinha uma população judaica bem grande. A maioria dos judeus que viva em cidades fora da Palestina era helenizada, falava grego e sentia totalmente à vontade com a cultura grega.
Saulo foi nutrido com a nata de todo esse diversificado e rico caldo cultural e comercial, enquanto ele crescia na cidade fascinante em que nasceu. Embora órfão de mãe aos nove anos, como filho de um proeminente fabricante de tendas, Saulo tornou-se beneficiário de uma herança religiosa e intelectual igualmente rica.
Os pais de Paulo eram fariseus, membros do partido mais fervoroso do nacionalismo judaico e severo na obediência à lei de Moisés. Eles buscavam proteger seus filhos da contaminação. As idéias gregas eram também desprezadas. Embora Paulo soubesse falar grego desde a infância, a língua franca, e tivesse algum conhecimento de latim, sua família falava em casa o aramaico, a linguagem da Judéia, um derivado do hebraico.
No seu décimo terceiro aniversário, Paulo já dominava a história judaica, a poesia dos salmos, a literatura majestosa dos profetas. Ele sentou aos pés de Gamaliel. Paulo aprendeu a dissecar um texto até que vários significados possíveis fossem revelados segundo a opinião abalizada de gerações de rabinos.
Saulo esperava ansiosamente o dia em que se tornaria membro do Tribunal Supremo dos Judeus, chamado então de Sinédrio. Juntos, aqueles setenta e um homens administravam a vida e a religião judia sentados em bancos curvos numa sala de tribunal, exatamente o lugar onde tinham ouvido Estevão fazer sua corajosa, confissão de fé.
Sua aparência física. Muito se tem discutido sobre a sua aparência física, mas a Bíblia nada fala a respeito. O que se costuma dizer em nosso meio é proveniente da tradição que, seguindo a obra apócrifa Atos de Paulo, escrita na segunda metade do segundo século, diz: “E viu Paulo se aproximando, um homem pequeno de estatura, com cabelos ralos na cabeça, torto de pernas, o corpo em bom estado, com sobrancelhas ligadas, e nariz um tanto arredondado, cheio de graça, pois algumas vezes ele se assemelha a um homem e algumas vezes tem rosto de um anjo”.

2.  A CONVERSÃO DE PAULO.
A conversão de Paulo foi cheia de graça. Deus interrompeu repentinamente sua missão de matança e, pela graça, transformou-o em uma nova pessoa. Paulo era um homem com ligações judaicas e gentias, da mesma forma que a igreja é composta por judeus e gentios. Ele era judeu de nascimento, mas tinha cidadania gentia. Deus escolheu-o como o instrumento (v.15) para anunciar a mensagem da igreja, o “mistério” que mantinha secreto havia muitas era. Paulo tinha ligações com judeus e gentios, conhecia as Escrituras do Antigo Testamento, as filosofias gregas e as leis romanas, portanto era a pessoa ideal para transmitir essa mensagem de que, em Cristo, não havia distinção entre judeus e gentios.
Podemos resumir em três pontos sua experiência de conversão: 1) ele viu uma luz; 2) ouviu uma voz; 3) obedeceu a um chamado. Embora Paulo tenha ouvido Cristo falar de forma audível, ele ouviu a voz do Senhor por intermédio da Palavra de Deus. (Os homens que estavam com ele ouviram sons, mas não as palavras.) Como Cristo tornou Paulo humilde! Ele também “caiu” em seu coração, não apenas fisicamente, pois apenas somos salvos se, humildade, caímos aos pés do Salvador. O versículo 4 apresenta mais uma prova de que o corpo de Cristo existia, pois, do contrário, como Paulo poderia perseguir a Cristo? Ele impõe as mãos sobre os membros do corpo de Cristo quando as impõe sobre o crente, e isso afeta o Cabeça do corpo, Cristo.
Saulo, antes de ser transformado pelo poder de Deus, por causa de seu zelo religioso, pois pertencia ao farisaísmo, a principal seita dentro do Judaísmo, tornou-se um dos principais perseguidores dos cristãos. Mas, naquele encontro que teve com o filho de Deus, converteu-se ao Evangelho e tornou-se o grande apóstolo dos gentios.
Na Estrada de Damasco, a 240 km de Jerusalém, levava cerca de uma semana de viagem. Paulo ia com uma comitiva, na tentativa de esmagar o Cristianismo, que, até então, já havia ultrapassado os limites da Judéia, Samaria e Galiléia. Segundo Josefo, acerta altura da história, dez mil judeus foram massacrados em Damasco uma forte evidência de que em alguma ocasião vivia na cidade grande número de judeus. Saulo também tinha acesso aos dados do censo. Ele sabia que muitos judeus renegados haviam fugido de Israel para buscar refúgio na longínqua Damasco. Preparou, então, uma estratégia agressiva para atacar a cidade, capturar os infiéis e arrastá-los para o tribunal. Mas felizmente, Deus tinha outros planos.
Perto de Damasco, ele foi subitamente envolvido por uma luz que o derrubou por terra, e a voz de Jesus o chamou nominalmente, que se tratava de algo divino, pois disse “Quem és Senhor?”.
Vencido e alvejado pela graça de Deus. Saulo foi conduzido cego para Damasco, para a rua chamada Direita, que existe ainda hoje nesta cidade. Deus, em sua infinita sabedoria, não permitiu que a prova dessa conversão ficasse limitada apenas aos companheiros de Paulo. Por isso, revelou esse acontecimento a Ananias. Sem qualquer aviso, o curso da vida de Saulo mudou dramaticamente. Sua viagem mudou de direção. Suas idéias passaram por tamanha revolução que acabaram transformando o homem de dentro para fora.  Essa é a essência do verdadeiro arrependimento, a transformação das idéias ou da mente.

3. PROPÓSITOS DA VOCAÇÃO DE PAULO.
Em menos de uma semana, Deus transformou Saulo de assassino cruel, que odiava cristãos, em pregador fervoroso. Só então começamos a enxergar as virtudes que lhe foram concedidas por Cristo, as quais tornaram esse homem verdadeiramente grandioso. Mas Deus havia apenas começado. Seu processo de preparação de Paulo foi afastá-lo, fazer com que ficasse sozinho para pensar nas implicações da sua fé recém-encontrada, para começar a conhecer se Salvador mais intimamente, para compreender o que significava ser um mensageiro da graça.
O fariseu zeloso seria enviado aos gentios. Deus escolhera Paulo para que fosse enviado aos gentios. Pela formação do apóstolo, não é possível vislumbrar que seu ministério fosse para os gentios, pois quando apresenta sua biografia, de forma breve, mostra que sua formação intelectual e social estava voltada para atender aos interesses do Judaísmo. Mas Deus tinha outros planos para ele. Seu desafio seria falar com aqueles que estavam fora dos círculos judaicos, e essa era uma tarefa e tanto. Se os judeus, com conhecimento da Lei de Moisés (que trazia as profecias sobre Jesus e a sua vinda), nem sempre aceitaram a mensagem do Evangelho, quem dirá os gentios, que nem sequer tinham, em muitos casos, o conhecimento da Lei nem a fé no Deus de Israel. Mas esse desafio foi vencido de tal forma que o Evangelho chegou até nós. (E.C).

CONCLUSÃO
O ministério de Paulo entre os gentios, suas viagens missionárias e as epístolas escritas, o tornam o maior herói do Cristianismo. Seus exemplos devem ser seguidos pelos obreiros (1 Cor 11.1) e seus ensinos obedecidos por todos os cristãos. Suas idéias continuam vivas e atuais, porque foram inspiradas pelo Espírito Santo para a Igreja em todas as épocas.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV.  Cel. 8884.4401

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário