domingo, 12 de junho de 2011

Lição 13 - 2º Trimestre 2011 AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA!. 26 de junho de 2011


LEITURA BÍBLICA: Atos 19.1-6,11,12,18,19
1 Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos 2 e perguntou: — Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo? Eles responderam: — Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo. 3 — Então que tipo de batismo vocês receberam? — perguntou Paulo. — O batismo de João Batista! — responderam. 4 Então Paulo disse: — João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. 5 Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus. 11 Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, 12 tanto que as pessoas pegavam lenços e aventais que ele usava e os levavam para os doentes tocarem. E, quando estes tocavam neles, ficavam curados; e de outras pessoas saíam os espíritos maus. 18 Então muitos dos que creram vinham e confessavam publicamente as coisas más que haviam feito.19 E muitos daqueles que praticavam feitiçaria ajuntaram os seus livros e os trouxeram para queimar diante de todos. Quando calcularam o preço dos livros queimados, o total chegou a cinquenta mil moedas de prata.

INTRODUÇÃO
A historia da Igreja mostra claramente que, vez por outra, ela atravessa períodos de marasmo espiritual, apresentando frieza, abertura ao secularismo, liturgismo por falta de vida, poder, fervor e unção que só o Espírito Santo comunica. A Palavra de Deus abundante, fluente, poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento. Deixemos os “movimentos” e busquemos o alimento que transforma as nossas vidas que é a Palavra de Deus.

1. BUSCANDO O AVIVAMENTO.
Sem uma renovação espiritual constante, o crente perde, aos poucos, o repúdio ao pecado, a sensibilidade para com as coisas santas e o temor a Deus. Isso afeta seriamente seus valores espirituais, principalmente a santidade de vida e a retidão no viver cotidiano.
Que é avivar espiritualmente? È uma operação soberana, irresistível e sobrenatural do Espírito Santo na Igreja para trazê-la de volta ao real cristianismo bíblico como é retratado no livro padrão da Igreja – Atos dos apóstolos. Ao avivar e reavivar a sua Igreja. Ele salva os crentes inconversos, libera os carnais, opera prodígios, levantando os caídos. E mais: multidões são batizadas com o Espírito Santo, os crentes buscam a santificação, os perdidos clamam pela salvação em Cristo Jesus como nos avivamentos de (Mt 3.1-5; At 16.30), prevalecendo sempre o espírito de unidade de alma entre os crentes e não apenas união externa, egoísta e efêmera. Ver Jo 6.66,67. Deus é absoluta e infinitamente santo, e seus seguidores também precisam ser santos. Os atos gloriosos que Deus realizou no meio de Israel, durante a peregrinação no deserto, e o culto divino no tabernáculo, em todos os pormenores, falavam da santidade divina. Ele não modificou seus padrões. Infelizmente, hoje, fala-se muito em poder, mas pouco em santidade, o que denota um falso evangelho; a santidade é um atributo de Deus tanto quanto o seu poder.

2. O CLAMOR DO PROFETA HABACUQUE.
O profeta Habacuque escreveu o seu livro pouco antes do seu povo ser subjugado pelos babilônicos e levado em cativeiro. O povo de Israel vive então em grande declínio espiritual como é evidente em passagens como Habacuque 1.2-5.
Habacuque sabia que o povo de Deus havia pecado, e, consequentemente, seria submetido ao juízo divino. Nestas circunstâncias, faz duas petições: 1) Pede a Deus que apareça entre o seu povo com nova manifestação de poder. Habacuque está ciente de que o povo não sobreviveria se o Senhor não intervisse com um derramento de sua graça e de seu Espírito. Somente assim haveria verdadeira vida espiritual entre os fiéis. 2) Habacuque ora para que Deus se lembre da misericórdia em tempos de aflição e angústia. Sem sua misericórdia, o povo haveria de perecer.
A Palavra de Deus, em Habacuque, fala-nos de alguns elementos espirituais que um avivamento deve buscar e preservar a fim de que não desapareça:
Humilhação do povo diante de Deus (v.16). O quebrantamento de espírito do profeta, aliado à sua profunda humilhação diante de Deus e seu sentimento de indignidade, representa uma das condições para a continuidade do avivamento. Num avivamento só Deus é grande e toda glória humana se esvai. Habacuque era um obreiro de destaque no magnificente templo de Jerusalém, mas vemo-lo aqui quebrantado em seu espírito (“meu ventre; meus ossos; dentro de mim”, v.16).
A humildade de que Deus se agrada é primeiramente a de espírito e daí permeia todo o seu ser (Is. 57.15; 1 Ped. 5.6). Quem é grande em si mesmo não pode ser servo, e quem é servo não pode ser grande em si mesmo.
Fé inabalável em Deus. No avivamento nem tudo são bênçãos, regozijo, maravilhas do Senhor. De muitas maneiras o inimigo reage contra os santos e a fé é testada; porém, mesmo assim, o crente fiel continua firme. Um avivamento não persistirá se nele vier a predominar o emocionalíssimo, a imaturidade, a falsa liderança e ausência da doutrina bíblica. O segredo é a fé e seu exercício segundo a Palavra (Mt 9.29).
O que Deus fez ontem pode fazer hoje. Os atos de Deus em favor de Israel estão todos no tempo passado! Deus fez! (Dt 33.2). Deus ainda está no controle da Igreja, mesmo parecendo que os maus adoradores e obreiros estão a fazer como lhe apraz.
Se, humilhados, clamarmos a Deus dia e noite, haveremos de reviver o grande avivamento que deu origem a Assembléia de Deus e a outras igrejas da mesma fé e ordem no início do século XX. Basta aplicamos os princípios de Crônicas 7.14,15.

3. É TEMPO DE BUSCAR A FACE DE DEUS.
R. A. Torrey diz: Creio que posso dar a receita que trará o avivamento em uma igreja, comunidade ou cidade sobre a terra. Primeiro, pegue um grupo de cristãos (não são necessários muitos) que tenham uma forte e plena experiência com Deus em suas vidas. Isso é o essencial. Se não for assim, posso afirmar que não irá acontecer nada.
Depois, coloque-os em unidade com um grupo de oração e diga-lhes que clamem a Deus por um avivamento; que com orações e suplicas peçam que Deus abra os céus e derrame o seu Espírito. Finalmente, coloque-os à disposição de Deus para que o Senhor possa usá-los da maneira como desejar, até que estejam prontos para conduzir outras pessoas à vitória em Cristo. E isso é tudo que, com certeza, trará o avivamento para qualquer igreja ou comunidade. Tenho dado esta receita ao redor do mundo. E, em todos os lugares, Deus tem sacudido igrejas e comunidades. Esta receita sempre deu certo, na verdade, não falha!
Temos teorizado demais a palavra avivamento, e tantas são as reuniões, que temos esquecido o significado real do termo. Realizamos os nossos encontros espirituais e ali celebramos, cantamos, adoramos e vivemos momentos de grade regozijo espiritual que duram semanas, até que as brasas diminuam e finalmente desapareças! O que precisamos é de um verdadeiro despertamento espiritual! Não apenas por algumas semanas, mas que durem todos os dias e siga até o século XXI! Não podemos mais nos contentar com o calor passageiro de congressos e encontros, como se tomássemos uma xícara de café. Precisamos beber das permanentes fontes de águas vivas que jorram do coração do Senhor Jesus!

CONCLUSÃO
Todos devem orar, e muito, por um avivamento poderoso, glorioso e soberano. Todos os avivamentos da Bíblia e da história da Igreja foram marcados e conservados na atmosfera da oração, jejum, arrependimento, confissão espontânea, quebrantamento de espírito, humilhação diante de Deus e santidade. Há crentes que até oram bem quando em grupo; sozinho, não; mas precisamos intensificar também a nossa oração intercessória pessoal pela obra de Deus, como fez Habacuque.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário