domingo, 5 de junho de 2011

Lição 11 - 2º Trimestre 2011 UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTECOSTAL. 12 de junho de 2011


LEITURA BÍBLICA: Marcos 16.15-20; Atos 2.42-47
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
Atos 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

INTRODUÇÃO
A obra da igreja é pregar o Evangelho a toda a criatura (Mat 28.19,20), e explanar o plano da salvação tal qual é ensinado nas Escrituras. Cristo tornou acessível a salvação por provê-la; a igreja deve torna-la real por proclamá-la.
O homem é um ser social; ele anela comunhão e intercâmbio de amizade. É natural que ele se congregue com aqueles que participam dos mesmos interesses. A igreja provê uma comunhão baseada na Paternidade de Deus e no fato de ser Jesus o Senhor de todos. É uma fraternidade daqueles que participam duma experiência espiritual comum.
O calor dessa comunhão era uma das características notáveis da igreja primitiva. Num mundo governado pela máquina política do Império Romano, em que o indivíduo era praticamente ignorado, os homens anelavam uma comunhão onde pudessem livrar-se do sentimento de solidão e desamparo. Em tal mundo, uma das características mais atraentes da igreja era o calor e a solidariedade da comunhão – comunhão em que todas as distinções terrenas eram eliminadas e os homens e mulheres tornavam-se irmãos e irmãs em Cristo.

1. EVANGELIZAÇÃO, MISSÃO DA IGREJA PENTECOSTAL.
A igreja é “a luz do mundo”, que afasta a ignorância moral; é o “sal da terra”, que a preserva da corrupção moral. A igreja deve ensinar aos homens como viver bem, e a maneira de se preparar para morte. Deve proclamar o plano de Deus para regulamentar todas as esferas da vida e sua atividade. Contra as tendências para a corrupção da sociedade, deve ela levantar a sua voz de admoestação. Em todos os pontos de perigo deve colocar uma luz como sinal de perigo.
A ordem final, dada por Jesus aos discípulos antes de partir, é conhecida como a grande Comissão. Nela, identificamos o propósito para o qual a Igreja foi criada. A missão da Igreja envolve quatro aspectos: Pregar o evangelho; Fazer discípulos; Batizar os convertidos; Doutrinar os seus membros.
Pregar o Evangelho. Cristo afirmou que os discípulos seriam Suas testemunhas. Eles, de fato, foram testemunhas oculares da obra redentora de Cristo, e foram nomeados Seus embaixadores, com a missão de comunicar ao mundo que o caminho para a reconciliação do ser humano decaído estava aberto (2 Cor 5.17-20). O nosso testemunho, hoje, é pela fé. Não vimos a Cristo pessoalmente, mas cremos Nele e podemos testemunhar ao mundo a salvação que Ele operou em nós.
Fazer discípulos. Discipular é transmitir ao cristão, em geral, o novo convertido, o conhecimento elementar das doutrinas fundamentais e da vida cristã. È como o leite materno dado à criança que ainda não tem estrutura para consumir alimento sólido (1 Cor 3.2).
Batizar os convertidos. O batismo em águas deve ser ministrado a todos os que aceitam a Cristo com Salvador. Não basta a igreja pregar o evangelho e dar uma instrução básica das doutrinas aos novos convertidos. Eles precisam confirmar a sua fé em Cristo, e isso é feito por meio do batismo em águas.
Doutrina. A palavra de Deus é o nosso alimento diário. O cristão não pode ficar a vida inteira limitada ao conhecimento básico das doutrinas. À medida que crescemos na fé, devemos estar preparados para receber alimento mais sólido.

2. A MISSÃO EDUCADORA DA IGREJA PENTECOSTAL.
A missão da igreja é doutrinar. Doutrina significa literalmente ensino normativo, terminante, como regra de fé e prática. È coisa séria. É fator altamente influente para o bem ou mal. A sã doutrina é uma bênção para o crente e para a Igreja, mas a falsa – corrompe, contamina, ilude e destrói. O plano de Deus é que depois de salvos, “todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). A tragédia espiritual de inúmeros crentes, é que não atentam para isso. Podemos pagar muito caro por uma só ignorância espiritual.
A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina a Palavra de Deus. Ela conjuga os dois lados da comissão de Jesus à Igreja. A escola Dominical tem objetivos definidos para atingir. Não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais. Esses objetivos são três. A saber: Ganhar almas para Jesus; desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão e treinar o cristão para o serviço do mestre.
O ensino da Palavra é uma obra espiritual, significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra: é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal modelado pela Palavra de Deus. São os hábitos que formam o caráter: e este influi no destino da pessoa. Afirma a psicologia: o pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito conduz ao caráter, o caráter conduz ao destino da pessoa. Isso humanamente falando.
Uma Escola Dominical dotada de obreiros treinados e cheios do Espírito Santo pode contribuir eficazmente para a implantação da santíssima fé cristã entre os homens. Não podemos esperar isso da escola pública. È a Igreja Evangélica que tem de cuidar disso por meio de sua agência de ensino que é a Escola Dominical.

3. A IGREJA PENTECOSTAL NÃO DEVE DESCUIDAR DO SERVIÇO SOCIAL E DA COMUNHÃO.
A igreja primitiva, desde os primeiros dias, preocupou-se com os problemas sociais. Diante do rápido aumento do número de cristãos, verificou-se que algumas viúvas não estavam recebendo a devida assistência. Os apóstolos logo viram a necessidade de instituir diáconos, de modo que o trabalho apostólico não fosse prejudicado e a igreja não cometesse injustiças (At 6.1-6).
Além da pregação do evangelho, a igreja local tem um papel a desempenhar diante da sociedade. Pregamos o amor e temos de demonstrá-lo ao mundo, pois o amor é o cumprimento da Lei (Rm 13.10).

CONCLUSÃO
A igreja local deve cumprir a missão de pregar o evangelho na comunidade em que está inserida, tanto pela comunicação da Palavra de Deus quanto pela sua ação comunitária. O mesmo se pode dizer do cristão que, individualmente, deve dar testemunho de Cristo em palavras e em atitude. As igrejas locais tendem a se multiplicar e, assim, espalham o evangelho por todo o território nacional. Toda igreja deve ter visão missionária, ou seja, a preocupação de levar a Palavra de Deus aos povos distantes. Para isso, precisa escolher, treinar e sustentar missionários.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário