terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lição 9 - 3º Trimestre 2011 PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA. 28 de Agosto de 2011


LEITURA BÍBLICA:

Atos 20.25-32.
25 Eu tenho estado entre vocês, anunciando o Reino de Deus, e agora sei que vocês não vão me ver mais. 26 Por isso, com toda a certeza eu afirmo hoje que, se algum de vocês se perder, eu não sou o responsável. 27 Pois não deixei de lhes anunciar todo o plano de Deus. 28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio filho. 29 Pois eu sei que, depois que eu for, aparecerão lobos ferozes no meio de vocês e eles não terão pena do rebanho. 30 E chegará o tempo em que alguns de vocês contarão mentiras, procurando levar os irmãos para o seu lado. 31 Portanto, fiquem vigiando e lembrem que durante três anos, de dia e de noite, eu, chorando, não parei de ensinar cada um de vocês. 32 E agora eu os entrego aos cuidados de Deus e da palavra da graça. Pois ele pode ajuda-los a progredir espiritualmente e pode dar-lhes as bênçãos que guarda para todo o seu povo.

INTRODUÇÃO
Paulo não fazia nada em segredo, todos os homens conheciam sua mensagem e seus métodos. Ele servia ao Senhor, não ao homem. Ele era um líder humilde, não um ditador orgulhoso. Ele sabia o que significava aguar a semente da Palavra com lágrimas. Paulo pregou todo o desígnio de Deus publicamente e de casa em casa. Ele pregou a todas as pessoas e exaltou Jesus Cristo. Esse é o padrão que o pastor de hoje deve seguir.
O ensino das Escrituras deve ser antes de tudo, ortodoxo. Todo ensino bíblico-doutrinário deve ser estritamente de acordo com a mensagem divina revelada no antigo e Novo Testamento. Tal ortodoxia cristã tem nas Sagradas Escrituras a única fonte do verdadeiro conhecimento de Deus, de suas doutrinas e da maravilhosa salvação em Cristo Jesus, pois só desta forma poderemos mostrar a sua autenticação.

1. O QUE É A IGREJA.
A verdadeira Igreja é única, como está indicado pelo uso singular da palavra em Efésios e em várias outras passagens, quando se faz referência a todos os fiéis (1 Cor 15.9; Gl 1.18,24; 1 Tm 3.15). Apesar disso, havia muitos grupos locais conhecidos como igreja naquele lugar. Onde quer que a igreja se reúna, ela existe como um todo, ela é a igreja naquele lugar. A congregação em particular representa a igreja universal, e por meio da participação na redenção de Cristo.

As características significativa de cada igreja local e da igreja universal é o seu relacionamento com Deus e com Jesus Cristo: “igrejas de Deus... em Cristo Jesus”. A Igreja é de Deus porque Ele a estabeleceu pelos atos sobrenaturais de vir à terra na Pessoa de seu Filho por meio do nascimento virginal, comprou um povo por meio do sacrifício substitutivo do seu filho, ressuscitou o filho dos mortos para promover a vida eterna, e enviou o Espírito Santo para abastecer e equipar os seus santos.

Há pelo menos oito imagens no Novo Testamento que representam a relação de Cristo com sua Igreja: 1) o pastor e as ovelhas; 2) a Videira e os ramos; 3) a Pedra Angular ou fundação e as pedras de um templo sagrado; 4) o Sumo Sacerdote e o reino de sacerdotes; 5) a Cabeça e o corpo que tem muitos membros; 6) o Noivo e a noiva; 7) O primogênito entre muitos irmãos, ou as primícias; 8) O Senhor e os servos. Estas e outras descrições revelam que a vida da Igreja, sua santidade e sua unidade estão em Cristo.

Como um corpo, um organismo vivo, a Igreja deveria crescer para a maturidade, à medida da estatura completa de Cristo. Como ajuda para esse desenvolvimento, Cristo deu alguns dons à sua Igreja, sob a forma de homens que realizariam várias tarefas. Alguns eram apóstolos, e outros eram profetas, evangelistas e pastores-doutores, para equipar os santos para a obra do ministério. Como os membros da Igreja eram batizados no Espírito Santo, cada um tinha um dom espiritual, ou mais, para edificar os outros na comunidade de crentes. Cada um deveria servir de acordo com sua chamada e com sua habilidade.

A igreja também deveria crescer no sentido de expansão. Cada crente deveria ser uma testemunha de Cristo por meio do poder do Espírito Santo, levando o evangelho a todas as criaturas, e fazendo discípulos em todas as nações.

Embora todos os crentes tivessem uma posição igual perante Cristo, o Cabeça, a Igreja organizou-se com a finalidade de assegurar seu funcionamento prático e ordenado aqui na terra. De certo modo, os apóstolos e os profetas eram sua fundação, os representantes autorizados por Jesus Cristo para completar a revelação de sua Palavra para seu povo.

O principal ministério da Igreja consistia em servir ao seu Senhor, adorá-lo como sacerdotes por meio do Espírito que habita dentro de cada um e fazer sua vontade na terra, realizando sua obra por meio do poder do seu Espírito. A presença do sobrenatural tem caracterizado a Igreja em todos os momentos.

2. A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE DA IGREJA.
Devemos fielmente preservar aquilo que temos recebido da parte do Senhor. A verdadeira igreja é aquela que se mantém em tudo fiel à sã doutrina bíblica. O comportamento requerido da Igreja revela sua natureza, no sentido de que ela deve ter um comportamento digno e santo em relação ao mundo pecador. Isso porque a igreja do Deus vivo é um povo santo, separado do pecado e do mundanismo. Portanto, a Igreja é a demonstração viva e santa da verdade do evangelho. Seu papel é o de sustentar, manter e defender a verdade contra todo erro e oposição intelectual, religiosa e filosófica dos falsos mestres. A verdade foi confiada à Igreja, e todo erro e heresia devem ser refutados por ela.

A verdade no contexto de 1 Timóteo 3.15. Essa verdade do evangelho é o vastíssimo conteúdo doutrinário da fé cristã. A igreja tem a missão de viver e representar essa verdade, mas também de mantê-la e defendê-la de toda oposição que se lhe ataca.

O fundamento e as colunas desse edifício são as doutrinas bíblicas fundamentais, as quais dão sustentação a esse edifício espiritual. A igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina (Ef 2.20). Paulo ilustra que a edificação da Igreja é efetuada pelos ministros do Senhor. A bíblia declara que “ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto”. No texto de Efésios 4.11, vemos os edificadores que Deus tem dado à igreja, tais como “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”. Eles usam os matérias da doutrina cristã para construir esse edifício espiritual.

3. ALGUNS PERIGOS QUE AMEAÇAM A IGREJA.


Paulo estava preocupado com a igreja e com o futuro dela, não consigo mesmo. Ele avisou os pastores para primeiro tomarem cuidado consigo mesmos. Toda a igreja sofreria se eles fracassassem em sua jornada espiritual pessoal. Mais tarde, Paulo fez essa advertência a Timóteo (1 Tm 4.16). Depois, ele advertiu-os de que pastoreassem a igreja. Eles, como bispos, eram responsáveis por guiar, alimentar e proteger o rebanho de ataques espirituais. A igreja é tão preciosa para Cristo que ele a comprou com seu próprio sangue. Paulo advertiu os cristãos em relação a dois perigos: 1) o ataque ao rebanho por lobos de fora (v.29); e 2) os mestres pervertidos que se levantariam do rebanho (v.30). As duas coisas aconteceram na história da igreja.

Paulo deu a si mesmo como o exemplo a ser seguido pelos pastores. Ele confiou-os a Deus (isso é orar) e à Palavra (isso é pregar e ensinar), pois a oração e a Palavra edificam a igreja local (veja At 6.4). Ele advertiu-os de não serem cobiçosos. Paulo mencionou que o pastor local não precisava seguir o padrão de trabalhar para o próprio sustento, embora ele fizesse isso; veja 1 Coríntios 9. Contudo, todos os servos de Deus devem imitar a atitude abnegada que ele tinha. Os evangelhos não registram a bem-aventurança de Cristo que Paulo lembrou aos pastores: “Mais bem-aventurado é dar que receber”. Os servos cristãos devem ministrar aos outros, em vez de outros ministrarem a eles.

Há sempre duas ameaças à Igreja, uma externa e outra interna. Os ímpios são uma perigosa ameaça externa; os soberbos e os que servem somente aos seus próprios interesses são a ameaça interna.

CONCLUSÃO
É necessário que a Igreja de Cristo mantenha-se sempre vigilante e precavida contra as heresias que contestam as verdades fundamentais da fé cristã, segundo o que está escrito na Palavra de Deus. Esta é uma das cautelas para a Igreja evitar os erros doutrinários e combater as heresias sem perder a sua identidade, pois a Igreja tem sua digital registrada no sangue do cordeiro de Deus.

Glossário:
Ortodoxo: adj. Que está conforme a uma doutrina definida; p. ext., que é rígido em suas convicções.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. (85)8816.7122/99400893
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica:
Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário