domingo, 25 de setembro de 2011

Lição 1 - 4º Trimestre 2011 QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE. 2 de Outubro de 2011

Neemias, integridade e coragem em tempos de crise.

LEITURA BÍBLICA:

Neemias 1.1-7.
Esta é a história de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vinte do reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, eu, que me chamo Neemias, estava em Susã, a capital do país. Hanani, um dos meus irmãos, chegou de Judá com um grupo de outros judeus. Então eu pedi notícias da cidade de Jerusalém e dos judeus que haviam voltado do cativeiro na Babilônia. Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados. Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração. Ó Senhor, Deus do céu, tu és grande, e nós te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado. Com os nossos atos, temos pecado contra ti e não temos obedecido aos teus mandamentos. Não temos obedecido às leis que nos deste por meio de Moisés.

INTRODUÇÃO
O livro de Neemias registra a restauração de Jerusalém sob a liderança de Neemias. Sua história narra que os judeus que estavam regressando demonstravam letargia espiritual e dura indiferença em relação a Deus e o problema perdurou, já que o livro de Malaquias denuncia Israel pelas mesmas atitudes. Foi preciso que um líder como Neemias, determinado e temente ao Senhor, motivasse esse grupo a agir de acordo com as promessas divinas e, assim, a reconstruir os muros de Jerusalém.

Quando Neemias foi para Jerusalém em 444 a.C., Esdras já estava ali havia 14 anos. Mas Esdras era um sacerdote, quem ensinava religião ao povo. Neemias, entretanto, veio como governador civil, com autoridade da parte do rei da Pérsia para reconstruir os muros de Jerusalém e fazer dela uma cidade fortificada, tal como tinha sido. A essa altura, os judeus já estavam de volta à pátria havia quase cem anos, mas pouco progresso haviam feito além de reconstruir o Templo – aliás, bastante insignificante, isso porque, todas as vezes que começavam a levantar os muros, seus vizinhos mais poderosos os faziam parar por meio de intimidação ou com ordens obtidas da corte persa por meio de intrigas.

1. A CRISE EM JERUSALÉM.
Hanani, irmão de Neemias (Ne 7.2), tinha visitado Jerusalém e retornado para Susã. Essa viagem, que abrangeu quase 1.600 km só de ida, teria levado, pelo menos, quatro meses. Esdras e sua caravana levaram quatro meses na viagem de ida e volta da Babilônia para Jerusalém. A vida era difícil para o povo em Jerusalém, em grande parte, devido às condições do muro da cidade. No antigo Oriente Médio, o muro de uma cidade fornecia proteção aos habitantes e, conforme criam, era um sinal da proteção do deus (ou deuses) cultuado (s) por aquele povo. Logo, o estado arruinado do muro de Jerusalém envergonhava o nome de Deus. Neemias estava profundamente abalado; afinal, sem muro, Jerusalém ficava vulnerável a ataques. As riquezas do tesouro do templo (Ed 8.15-36), por exemplo, seria uma tentação para os inimigos de Israel.

As notícias eram desoladoras: os que ficaram na terra sofriam vergonha, os muros estavam derrubados, e os portões, queimados. A cidade, em vez de ser de louvor e glória, era de vergonha e desgraça.

O estado lamentável em que se encontrava Jerusalém era consequência direta do decreto de Artaxerxes de que a construção devia cessar (Ed. 4.7-23). Portanto, Neemias arriscou sua própria vida para defender uma cidade que, segundo as informações repassadas ao rei, era um ninho de rebeldes. Mesmo ao deixar sua tristeza transparecer na presença do rei, ele estava se arriscando.

Curiosidade bíblica: A cidade de Susã. Ficava a cerca de 240 km ao norte do Golfo Persa, atualmente o Irã. A fortaleza, ou o palácio real fortificado, foi construído sobre uma acrópole. A cidade servia como uma residência de inverno para os monarcas da Pérsia. Susã é formosa também na história bíblica como o lugar no qual Daniel recebeu a visão do carneiro e do bode (Dn 8.2) e como o lar de Mordecai e Ester (Et 1.2).

2. O CHAMADO DE NEEMIAS.
Neemias era um homem de oração, patriotismo, ação, coragem e perseverança, um homem prático, um organizador e líder, um homem de coragem e determinação com vastos recursos espirituais ao seu dispor. Orar era sempre primeiro ímpeto que sentia diante dos problemas. Dedicou quatro meses à oração (de dezembro a abril; Ne 1.1 e 2.1) antes de fazer seu pedido ao rei.

Neemias era copeiro do rei Artaxerxes, um oficial importante, de confiança. Artaxerxes I era rei da Pérsia (464-423 a.C). Era filho de Xerxes e, portanto, enteado da rainha Ester, a judia.

Ester tornou-se rainha da Pérsia cerca de sessenta anos depois de os judeus terem regressado para Jerusalém. Esse fato forçosamente deu aos judeus muito prestígio na corte da Pérsia. É bem provável que, quando tanto Esdras como Neemias foram a Jerusalém, Ester ainda vivesse e fosse uma personagem influente no palácio. Nossa opinião é que foi graças a Ester que Artaxerxes teve benevolência para com os judeus e se interessou pela reconstrução de Jerusalém.

Neemias (um judeu), como copeiro do rei, tinha uma posição alta no corte. Ele era próximo do rei e tinha a confiança deste. Contudo, Neemias não esquecera o seu povo, pois ele pediu, com ansiedade, notícias de Jerusalém a seu irmão. Leia Salmos 122 e 137.5-6. Oh, que os santos de hoje tenham o mesmo interesse por sua Jerusalém celestial!

A missão de Neemias nasceu a partir de seu conhecimento da Lei e de sua conscientização de que a destruição de Jerusalém havia acontecido por causa do juízo de Deus sobre os pecados do povo (Ne 1.5-8). Ao mesmo tempo, ele sabia que o Altíssimo estava disposto a perdoar os seus pecados e a restabelecer os israelitas na terra (Ne 1.9). Então, Neemias decidiu encarregar-se da reconstrução da cidade de acordo com as promessas divinas e começou a desenvolver uma estratégia com esse objetivo (Ne 1.10,11).

Neemias não criou senso de missões do nada ou firmado em seus próprios interesses. Ele respondeu às notícias sobre a situação de Jerusalém com lágrimas, oração, jejum e humildade, buscando a vontade do Senhor (Ne 1.4). Ao preparar-se para estar diante do rei, ele, provavelmente, não sabia ao certo o que deveria dizer ou fazer; apenas sabia que precisava ir a Jerusalém. Ele também não poderia ter noção de tudo o que encontraria quando chegasse à cidade arruinada. A pesar disso, convencido de que o Todo-poderoso queria que a Cidade Santa fosse restaurada, Neemias deu um passo à frente como agente de transformação, e sua liderança provou ser estratégica.

3. A INTERCESSÃO DE NEEMIAS.
De imediato, Neemias sofreu por sua cidade. O fato de ele estar há mais de 1,1 mil quilômetros de distância não fazia diferença, como também não importava que ele desfrutasse de luxo e prestígio no palácio do rei. Ele disse: “A situação em que a cidade se encontra não é minha culpa”. Imediatamente, seu coração foi tocado, e ele queria fazer alguma coisa para salvar sua cidade. Ele chorou e orou durante meses, para que Deus o orientasse.

Esse livro mostra que Neemias era um homem de oração. O livro inicia e termina com oração. O versículo 6 afirma que ele orou dia e noite de tão ansioso que estava pela cidade. Observe que Neemias confessa seus pecados e os do povo. Ele também lembra o Senhor de sua promessa graciosa (vv8-9) e, a seguir, oferece-se para ser o servo do Senhor que faria alguma coisa a respeito da situação de Jerusalém. “ Eis-me aqui, envia-me a mim!” O versículo 11 mostra que ele tinha coragem de pedir servos ao Senhor, outros judeus que pudessem ajuda-lo na tarefa.

Neemias esperou, durante quatro meses, o tempo de Deus para abordar o rei. Isaías 28.16 afirma: ”Aquele que crer não foge”. Na verdade, a fé e a paciência andam juntas (Hb 6.12). Contudo, Neemias tinha o plano que o Senhor lhe dera em mente, e sabia exatamente o que fazer quando chegasse o momento certo. Como o Senhor Jesus Cristo (Jo 6.5-6).

Ninguém devia aparecer diante do rei com tristezas ou más notícias (Ester 4.1-2), mas o pesar do coração de Neemias revela-se em sua face. Ele era um homem que sofria, e o rei percebeu seu sofrimento. Não fosse pela providência de Deus, essa tristeza poderia causar a morte de Neemias. Este, antes de contar seu pesar a Artaxerxes, foi rapidamente ao trono de graça em oração. Depois, contou ao rei tudo que tinha no coração. Ele sabia que Deus abriria o caminho para ele (Pv 21.1). Neemias já concebera todos os detalhes de seu plano e pôde dar ao rei uma previsão de tempo necessário (v.6) e a lista de materiais que precisaria para realizar essa tarefa (vv 7-8). A mão poderosa (1.10) e boa (2.8) de Deus faz o impossível!

CONCLUSÃO
Quando Neemias chegou a Jerusalém (provavelmente em 445 a.C.), ele percebeu que nada poderia ser feito para reconstruir a cidade e torna-la segura enquanto os muros não fossem reconstruídos. Embora tenha enfrentado forte oposição dos samaritanos e dos judeus libertários que se ressentiam com o novo governador, ele completou os muros em 52 dias com a ajuda de judeus fiéis e os guardas a postos nos portões.

Enquanto os muros eram construídos, Neemias determinou leis que deram estabilidade à terrível situação economia e, com o conselho de Esdras, decretou uma legislação que aumentou em muito o padrão moral a comunidade. A fim de aumentar a pequena população da cidade, ele ordenou que um em cada dez judeus em Judá fosse viver em Jerusalém.

Glossário:
Letargia. Medicina, estado soporífero de indiferença; sonolência; entorpecimento; modorra; sono artificial provocado por meio de sugestão (hipnose) ou medicamento (narcose).
Acrópole. A parte mais elevada das cidades gregas, que servia de cidadela.
Libertários. Partidário da liberdade absoluta, da anarquia: teorias libertárias.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário