sábado, 22 de outubro de 2011

Lição 5 - 4º Trimestre 2011 A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA NEEMIAS. 30 de Outubro de 2011


Neemias, integridade e coragem em tempos de crise.

LEITURA BÍBLICA:

Neemias 6.1-9.
Sambalate, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos souberam que nós havíamos terminado de reconstruir a muralha e que não havia mais brechas nela, embora ainda não tivéssemos colocado os portões nos seus lugares. Então Sambalate e Gesém me mandaram um recado. Eles queriam que eu fosse me encontrar com eles num dos povoados do vale de Ono. Mas a intenção deles era me fazer algum mal. Aí eu mandei mensageiros a eles o seguinte recado: Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês. Eles me mandaram o mesmo recado quatro vezes, e eu mandei sempre a mesma resposta. Então Sambalate me mandou o quinto recado, e este veio por escrito. Era uma carta e foi trazida por um dos empregados de Sambalate. A carta, que estava aberta, dizia: “Gesém me disse que entre os povos vizinhos está correndo um boato. Dizem que você e os judeus pretendem fazer uma revolução e que é por isso que estão reconstruindo a muralha. Ele disse também que o seu plano é se tornar o rei deles e que você arranjou alguns profetas para dizerem em Jerusalém, que você é o rei de Judá. O rei Artaxerxes certamente vai saber disso, e por isso proponho que nós dois nos encontremos para conversar a respeito dessa situação”.

Eu Mandei a seguinte resposta: Nada do que você está dizendo é verdade. Foi você quem inventou tudo isso. O que eles queriam era nos meter medo para não continuar o trabalho.

INTRODUÇÃO
A oposição percebeu que sua única chance de fazer parar a obra era livrar-se de Neemias. Sua primeira tentativa foi tentar persuadi-lo a deixar Jerusalém para ir conversar com eles. Quando isto falhou, tentaram fazer chantagem e apelar para intimidação. As respostas de Neemias foram fora de série. Ele não deixou que nada o desviasse da realização da tarefa que havia recebido de Deus. E em menos de dois meses (por volta de agosto/setembro; o trabalho foi realizado no calor do verão) os muros ficaram prontos. Até os inimigos de Israel foram forçados a reconhecer que num feito extraordinário desses só podia estar presente a mão de Deus.

1. A FALSIDADE DOS ADVERSÁRIOS.
As pessoas voltaram ao trabalho, e o inimigo também. Dessa vez, Sambalate e seus homens dirigiam seus ataques a Neemias, o líder. Aqui na terra, muitas das pessoas do Senhor não percebem jamais as tentações e os testes especiais que os servos do Senhor enfrentam dia após dia. A liderança espiritual é difícil. Sambalate convidou Neemias para um encontro amigável no vale de Ono, mas Neemias recusou o convite.

Os servos separados do Senhor não ousam andar “no conselho dos ímpios” (Sl 1.1). Cuidado com os sorrisos do inimigo, pois Satanás é mais perigoso quando se mostra nosso amigo que em qualquer outro momento. Houve quatro convites (v.4), e Neemias recusou todos. “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer.” Permaneça no serviço quando Satanás o convidar, e o Senhor o abençoarão.

Os inimigos de Neemias, percebendo que a oposição às claras não tinha funcionado e que a obra estava perto de ser concluída, sugeriram uma reunião. O vale de Ono situava-se a cerca de 30km a noroeste de Jerusalém. De alguma forma, talvez por uma palavra vinda do Senhor, Neemias foi avisado das intenções de seu adversário.

Uma carta aberta: naquela época, uma correspondência endereçada a um líder deveria ser dobrada em uma bolsa de seda e selada. Além disso, teria de ser aberta apenas pela pessoa a quem ela tivesse sido enviada. A carta aqui, no entanto, teve exibição pública. Nela, o povo judeu foi acusado de querer rebelar-se.

O mensageiro veio pela quinta vez e trouxe uma “carta aberta” cheia de acusações caluniosas contra Neemias e seu povo. Uma das principais armas do demônio é: “Entre as gentes se ouviu”. “Disseram” ou “Ouvir dizer” são frases que, em geral, dão início às fofocas e as às mentiras. Quem são “eles”? Neemias detectou o estratagema e, de imediato, expôs a mentira na dita “carta aberta”. Sua vida e caráter refutavam cada mentira da carta. Nos versículos 1-4, o inimigo ofereceu-se para trabalhar com os judeus; aqui, nos versículos 5-9, o inimigo quer difamar o nome de Neemias. Observe que Neemias ora, de novo, ao Senhor a fim de prevalecer (v.9).

Os servos de Deus não podem fazer nada em relação ao que as pessoas dizem deles, mas podem determinar o tipo de caráter que têm e o testemunho que dão. Os muros não seriam construídos se Neemias parasse o trabalho para defender sua reputação.

A evidência usada para acusar Neemias de rebelião foi uma afirmação de que os profetas tinham proclamado Neemias rei. Zacarias havia profetizado a chegada de um rei (Zc 9.9). Com toda a atividade de reconstrução do muro, o povo poderia estar falando sobre o que Zacarias tinha declarado. Os inimigos de Neemias ameaçaram levar o assunto ao rei da Pérsia, usando essa ameaça como alavanca para forçar Neemias a atender o encontro proposto. Embora verdadeiramente não tivessem nenhuma intenção de dirigir-se ao rei (Ne 6.9), os opositores esperavam que suas ameaças arruinassem a reputação de Neemias e, assim, os trabalhadores perdessem a sua determinação.

2. . SUBORNO E FALSA PROFECIA.
Obviamente, Semaías era um sacerdote. Com a visita de Neemias, propôs ao governador que eles entrassem no Lugar Santo para se protegerem de assassinos. Sua sugestão foi que Neemias fugisse para dentro do santuário. Era legal para um israelita procurar refúgio junto ao altar do lado de fora do templo (Êx 21.13,14), mas apenas o sacerdote podia entrar no Lugar Santo. Os inimigos de Neemias estavam tentando-o sutilmente. Se pudessem fazê-lo cair em pecado, Neemias e seu trabalho ficariam desacreditados. Então, o povo deixaria de segui-lo, e o trabalho no muro seria interrompido.

Semaías fechara-se em casa, aparentemente com medo do inimigo, mas, na verdade, ele estava trabalhando com o inimigo. Por que ele não estava ajudando os judeus a construírem o muro? Devemos acautelar-nos dos, assim chamados, cristãos que sempre dão conselhos, mas nunca fazem eles mesmos qualquer trabalho para Cristo. Paulo advertiu a respeito de falsos irmãos (2 Cor 11.26).

Semaías mentiu para Neemias e tentou amedrontá-lo para que fugisse do inimigo. Contudo, Neemias percebeu o esquema de Semaías. Ele orou, de novo, pela ajuda do Senhor e voltou direto ao trabalho.

Deus concedeu a Neemias sabedoria para discernir o erro no conselho de Semaías. Tobias e Sambalate eram os principais instigadores por trás de Semaías. Neemias, com indignação, rejeitou o conselho do sacerdote por duas razões: primeiro, porque um homem como ele não deveria fugir. Neemias era o governador, um líder do povo. Ele tinha responsabilidades para com o rei e, principalmente, para com o Rei dos reis. Uma pessoa de sua posição não poderia fugir nem esconder-se com medo. Segundo, Neemias recusou-se a ir ao templo para salvar a sua vida porque a Lei o proibia de entrar no Santo dos Santos sob pena de morte (Nm 18.7).

3. A CONCLUSÃO DA OBRA.
Neemias não se permitia desviar do seu objetivo. Ao contrário, entregou ao Senhor as acusações de seus inimigos (Sl 31.13,14). Seus adversários queriam enfraquece-lo; então, ele orou a fim de que Deus o fortalecesse.

Algumas pessoas respeitam a liderança principalmente como uma arte de obter resultados. Grandes líderes, dizem, são aqueles que conseguem um trabalho pronto, independente de como agem, contanto que atinjam seus objetivos. Porém, quando observamos os grandes líderes das Escrituras, descobrimos que eles não só realizaram muitos feitos, como também serviram aos outros no processo.

Neemias ilustra muito bem essa situação. Seu projeto de reconstrução do muro de Jerusalém nunca teve um fim em si mesmo o objetivo principal era revitalizar o povo de Israel e fazê-lo retornar ao concerto com Deus. Com esse propósito, depois que a obra foi concluída, Neemias entregou a administração da cidade aos líderes do governo local (Ne 7.2). Ele não criou dependência em suas próprias habilidades, tampouco usou o projeto para obter riqueza ou fama para si mesmo (Ne 5.18). Em vez disso, desde o início, começou o processo de entregar a administração de Jerusalém a outras pessoas.

Neemias também ajudou o povo a investigar suas raízes ao rever o censo feito 25 anos antes na época de Esdras (Ne 7.5), o que estabeleceu o cenário para o repovoamento da cidade (Ne 11.1,2) e deu prosseguimento à iniciativa de revitalização urbana.

A construção do muro terminou porque Deus estava com o seu povo; porque o povo tinha um dirigente corajoso, dedicado e decidido, Neemias, que dependia exclusivamente de Deus como sua proteção e fonte de poder; e porque o povo se dispôs a trabalhar e a seguir seu líder, dedicando-se com ousadia à tarefa, até completa-la.

Em 52 dias, concluíram os muros. E as pessoas trabalharam na época mais quente do ano. Deus foi glorificado, e o inimigo ficou desconcertado (v.16).

CONCLUSÃO
Neemias, além de trabalhar arduamente na reconstrução dos muros e portas, teve de enfrentar inimigos externos e internos. Homens que se infiltraram no meio dos trabalhadores, cujo único objetivo era impedir a reforma da cidade. Porém, Neemias não se deixou intimidar pelos adversários. Sempre que desejamos empreender algo em favor do povo de Deus, os adversários se levantam, mas quando confiamos inteiramente no todo-poderoso, recebemos forças e coragem para lutar. Talvez, você esteja enfrentando algumas lutas, porém, não desanime. Não olhe para os inimigos e não dê ouvidos às críticas, antes, continue a olhar firmemente para Jesus e seja um vencedor. (Elinaldo Renovato).

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.















2 comentários:

  1. Irmão Junior, a figura ilustrativa acima, ao meu ver, não se coaduna com a indumentária do povo de Deus(os judeus e cristãos). Parece mais com a dos cavaleiros das trevas (risos)!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah! agora sim! Esse camarada acima está parecido com crente! Ele está numa posição de oração e vigilância! Combina bem com o texto áureo da lição anterior(Ne 4:9).
    Um abraço, irmão Junior!

    ResponderExcluir