domingo, 27 de novembro de 2011

Lição 9 - 4º Trimestre 2011 A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO. 27 de Novembro de 2011


LEITURA BÍBLICA:

Neemias 12.27-31,43.
Quando as muralhas da cidade de Jerusalém foram inauguradas, os levitas foram trazidos de todos os lugares onde estavam morando, para que assim pudessem comemorar a inauguração com hinos de louvor e com músicas de harpas, de pratos musicais. As famílias de cantores levitas se ajuntaram e vieram dos lugares em redor de Jerusalém onde haviam construído as suas casas. Vieram também dos povoados que ficavam ao redor de Netofa e de Bete-Gilgal, Geba e Azmavete. Os sacerdotes e os levitas purificaram-se a si mesmos e também purificaram o povo, os portões e as muralhas da cidade. Eu, Neemias, mandei que as autoridades de Judá se reunissem em cima da muralha e os organizei em dois grandes grupos para marcharem ao redor da cidade, dando graças a Deus. O primeiro grupo marchava para a direita, em direção ao portão do lixo. Naquele dia foram oferecidos muitos sacrifícios, e o povo estava muito contente e feliz, pois Deus os havia enchido de alegria. As mulheres e as crianças também entraram na festa, e o barulho que o povo fazia podia ser ouvido de longe.

INTRODUÇÃO
Neemias descreve a verdadeira dedicação dos muros. Esdras e Neemias dividiram o povo em dois grandes coros. Esdras liderava um, e Neemias, o outro. Provavelmente, eles iniciaram na Porta do Vale. Esdras liderava seu coro ao longo do lado leste da cidade e, depois, para o norte, em direção à área do templo. Neemias e seu coro foram direto para o norte e, depois, para o leste e encontraram o outro coro na área do templo. Talvez isso seja um lembrete de quando Israel marchou em volta de Jericó e obteve uma grande vitória. Também era um a oportunidade de agradecer publicamente ao Senhor conforme testemunhavam a conclusão do trabalho. O versículo 43 indica que se ouvia a alegria da cidade a quilômetros de distância. Que dia de dedicação foi aquele! As pessoas devotadas sempre vivenciam as bênçãos do Senhor quando se reúnem com alegria para dedicar o trabalho de Deus.

1. OS SACERDOTES QUE VIERAM PARA JERUSALÉM COM ZOROBABEL
Zorobabel um príncipe de Judá, e neto do rei prisioneiro Joaquim. Sob o governo de Zorobabel, e Jesua, o sumo sacerdote, os judeus retornaram da Babilônia (Ed 2.2; Ne 7.6,7; 12.1). Zorobabel foi designado governador de Jerusalém. O decreto de Ciro em 538 a.C, permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém. Com grande entusiasmo eles começaram a tarefa de reconstruir o templo. Primeiro restauraram o altar do sacrifício em seu local original, e começaram novamente a observar os sacrifícios regulares e os dias santos, o que havia sido impossível desde a queda de Jerusalém em 586 a.C. (Ed 3.1-6). Aqueles que retornaram reuniram materiais e, no segundo ano, Zorobabel inaugurou o templo com uma cerimônia solene. A grande tarefa havia sido iniciada (Ed 3.8).

Sob Jesua e Zorobabel, 341 levitas regressaram à Palestina (Ed 2.36), juntamente com os 4.289 membros das famílias sacerdotais. A diferença entre o grande número de sacerdotes e o número comparativamente pequeno de levitas pode ser devida ao fato que muitos levitas assumiram a posição sacerdotal durante o exílio. Os outros levitas, responsáveis por trabalhos braçais no templo, parece que se mostraram relutantes em retornar (Ed8.15-20). Os levitas desempenharam uma parte proeminente no lançamento dos alicerces (Ed 3.8) e por ocasião da dedicação do templo (Ed 6.16). Esdras depois de recrutar levitas para o seu partido (Ed 8.15), instituiu uma reforma visando proibir casamentos com estrangeiras, pois nisso até mesmo sacerdotes e levitas se tinham envolvidos (Ed 9.1; 10.5).

Semelhantemente, no livro de Neemias, os levitas e sacerdotes se atarefavam em toda a completa gama de seus deveres. Depois de repararem certa seção dos muros (Ne 3.17), os levitas passaram a ocupar-se ativamente com a instrução da lei (Ne 8.7-9) e participavam da vida religiosa da nação (Ne 11.3; 12.27).

Os sacerdotes se ocupavam em servir a Deus, enquanto os levitas em servir aos sacerdotes. A Igreja deve ser como um sacerdócio, a fim de oferecer sacrifícios espirituais a Deus.

2. A DEDICAÇÃO DOS MUROS
Há Três Palavras Para Definir Estas Cerimônias:
1 – Consagração ou dedicação
Ato por meio do qual se dedica uma pessoa ou uma coisa ao serviço de Deus.
Em ex. 29:1-37 a lei mostrava como os sacerdotes eram consagrados.
2 – Santificação:
Ato de separar do mundo para uso exclusivo de Deus. Lv 20:7 / I Ts 5:23
O crente é santificado pelo Espírito Santo que nele habita, por isso, ele deve procurar seguir a
santificação e apartar-se das impurezas.
3 – Purificação
Cerimônia para tornar puro ou limpo um objeto ou lugar ou pessoa; a fim de serem usadas no culto a Deus. Em Levítico 13 a 16 temos as cerimônias de purificação do leproso, do homem ou mulher com fluxo de sangue ou corrimento, e da mulher na menstruação.
A higiene (limpeza pela água) e a santificação ou purificação (limpeza pela palavra) fazem parte da vida do crente.
12:27 Dedicação é um momento de júbilo, de extrema alegria. O texto de Neemias diz: “.A..fim de
que fizessem a dedicação com alegria, louvores, címbalos, alaúdes e harpas.
Címbalo é um instrumento musical composto de dois pratos de bronze, que eram batidos em um
contra o outro. (Sl 150:5)
Alaúde é um instrumento de cordas parecido com a viola. Harpa é um instrumento de cordas (10 ou 12 cordas) o Saltério era uma harpa de 10 cordas (Sl 33:2) v. 28 – “Ajuntavam-se os filhos dos cantores.” v. 29 – Alegria, louvores a Deus, ajuntamento, unidade, estão sempre interligados. TRISTEZA, MURMURAÇÃO, e INDIVIDUALIDADE estão sempre presentes nas separações. Vieram cantores de diversas aldeias nos arredores de Jerusalém.
O grupo de louvores que participou da construção do muro (levitas) não se sentiu ofendido. Não
ficaram melindrados porque agora na hora da “FESTA” mais de 200 cantores vieram de todas as
partes. v. 30 – “Purificaram-se... A começar dos sacerdotes, seguidos dos levitas, depois o povo e por último as portas e o muro. Isto mostra, que antes de dedicarmos ao Senhor um bem, devemos primeiro nos preparar em confissão particular.

3. CELEBRANDO A DEUS PELA VITÓRIA
Após o término do muro de Jerusalém ocorreu um avivamento no meio do povo. Depois desse acontecimento, Neemias tomou providências para repovoar a cidade. Estes dois fatores explicam por que a dedicação dos muros foi adiada. A palavra dedicação (hanukkâ) é transliterada em português como hanucá ou chanucá.
A Festa de Hanucá foi comemorada a partir da experiência do povo judeu ao dedicar mais uma vez o templo depois de sua profanação pelos sírios e a subsequente revolta dos macabeus no segundo século antes de Cristo. O povo celebrou com alegria, em referência não apenas à festa em si, mas também à adoração a Deus.
O termo louvor, comumente encontrado no livro dos Salmos (Sl 147.7), significa reconhecimento público, declaração em voz alta, em público. Essa palavra junto com canto, saltérios, alaúdes e harpas, sugere o uso de salmos em arranjos musicais com palavras de louvor e acompanhamento instrumental.

O método de purificação não é determinado, mas a ordem, sim: os sacerdotes e os levitas, seguidos pelo povo, e as portas, e muro. Aqueles que manuseavam os vasos do Senhor tinham de ser purificados primeiro.

Os sacrifícios oferecidos na dedicação do muro talvez não fossem holocaustos, mas ofertas de paz, quando o povo compartilhava uma refeição comum. A dedicação foi uma ocasião de grande regozijo, da qual todos, incluindo as esposas e o filhos, participaram.

CONCLUSÃO
A Casa de Deus jamais ficará desamparada enquanto houver crentes que busquem o Reino de
Deus em 1º lugar. Não desampare a casa de Deus com o seu dízimo e a sua oferta, nem com a sua ausência por má vontade ou preguiça, nem a desampare com a negação do uso de seus talentos. Empregue as suas habilidades para o serviço da Casa de Deus.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário