sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lição 12 - 2º Trimestre 2012 O JUÍZO FINAL. 17 de Junho de 2012




LEITURA BÍBLICA: 
Apocalipse 20.7-15
Depois que os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão e sairá para enganar os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar. Eles se espalharam pelo mundo e cercaram o acampamento do povo de Deus e a cidade que ele ama, mas um fogo desceu do céu e os destruiu. Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite. Então vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da sua presença e não foram vistos mais. Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros. Aí o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo com o que cada um tinha feito. Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte. Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo. 

INTRODUÇÃO
Satanás será solto no fim dos mil anos e reunirá um exército enorme para lutar contra Cristo. Essa rebelião prova que um governo perfeito não muda o coração humano, e os pecadores seguirão Satanás. Essa não é a batalha de Gogue e Magogue que acontecerá no final da primeira metade da tribulação (Ez 38-39) e resultará na vitória da besta sobre a Rússia e o Egito. Talvez agora que a besta e o falso profeta sofrem a punição eterna, essa batalha envolva a principal força. Esses exércitos atacarão a Jerusalém milenar, mas um fogo vindo do céu os consumirá. Satanás será capturado e jogado no lago de fogo para sempre. Veja que a besta e o falso profeta, mil anos após sua condenação, ainda sofrem no inferno. Esse é um lugar de tormento eterno. 

1. O QUE É O JUÍZO FINAL
João Vê um trono de julgamento. O trono é grande porque todos os pecadores da história ficarão de pé diante dele. A cor branca representa a santidade imutável de Deus, e o Senhor não atenta para as pessoas por causa da posição delas. O pecador não tem onde se esconder, pois o céu e a terra sumiram! O Juiz sentado no trono é Jesus Cristo (Jo 5.22,23). Hoje, ele é o Salvador do mundo; nesse dia, será o Juiz Justo. 

Há uma ressurreição. A morte entrega o corpo dos pecadores perdidos, e o “além” (do grego hades), a alma deles. Esse breve momento, em que o corpo e a alma dos pecadores perdidos se juntam diante do trono de julgamento de Cristo, será o único alívio que esses pecadores conhecerão antes de serem jogados no inferno! Não haverá escapatória; todos os pecadores perdidos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, estarão lá (Hb 9.27).

Que relatos bíblicos estão envolvidos nesse julgamento final? De acordo com João 12.48, a Bíblia estará lá. No último dia, a Palavra que, hoje, os pecadores ouvem e rejeitam os julgará. Todos aqueles cujo nome não estiver no Livro da Vida será jogado no inferno (v.5). Também estará presente no julgamento o livro que contém todas as obras que a pessoa fez. Deus é um Juiz Justo. Ele guarda um registro das obras de todos e punirá cada um com justiça. Sem dúvida, aqueles que conhecem a verdade e lhe desobedecem de forma deliberada serão punidos com mais severidade que os que não a conhecem. Da mesma forma que o céu terá graus de recompensa, o inferno terá graus de castigo (Mt 11.20-24). As boas obras não salvarão os pecadores, todavia Deus julgará suas obras com justiça e lhes dará a punição justa no inferno.

Os pecadores não terão chance de se defender. Eles se postarão em silêncio diante de Cristo quando os livros forem abertos e os fatos revelados (Rm 3.19). Deus não avaliará o bom em relação ao mal; ele proferirá a sentença de condenado para todos os perdidos. Todos os que passam pela segunda ressurreição encaram a segunda morte, o inferno eterno. 

2. O JULGAMENTO DA BESTA, DO FALSO PROFETA E DO DRAGÃO.
João vê o céu aberto e Cristo voltando à terra, montado num cavalo branco e seguido por todos os exércitos do céu, também montados em cavalos brancos. Que vista gloriosa! Esse evento é chamado “Revelação”, pois é o momento em que Cristo se revela ao mundo inteiro. Essa é a segunda vez no Apocalipse que a porta ao céu é aberta. A primeira vez foi por ocasião do arrebatamento da igreja para o céu. A segunda vez será na Revelação, quando Cristo e todos os exércitos do céu voltarem à terra. Todos os redimidos no céu, incluindo os santos do AT, os da era da igreja e os da tribulação voltarão para lutar contra Cristo na batalha do Armagedom, mas no fim Cristo sozinho irá “pisar o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso”, executar o juízo contra os habitantes da terra. O grande banquete para as aves de rapina forma um contraste com o banquete do casamento do Cordeiro.

Em seguida, vemos Deus derramar seu juízo sobre a trindade satânica. Primeiramente, o Anticristo (besta-Leopardo) e o falso profeta (besta-cordeiro) são destruídos. Posteriormente (cap. 20), o dragão, o próprio Satanás. Vai para sua perdição final.

Depois da queda da Babilônia, que era o conluio operacional entre a besta e o falso profeta, os dois continuam por algum tempo, cada um na própria área. Agora, chegou a vez deles. Ambos são lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre, onde sofrerão eternamente.

A expulsão de Satanás, no capítulo 12, estava ligada ao início da Grande Tribulação ( os três anos e meio finais do domínio satânico na terra). Aqui a prisão de Satanás está ligada à Segunda Vinda de Cristo. Alguns acham que as duas passagens se referem ao mesmo evento, mas o capítulo 12  Satanás provocava problemas para as nações, ao passo que aqui é impedido de dar mais trabalho. O abismo (poço sem fundo) era a moradia dos demônios (Lc 8.31). O domínio de Satanás, presidido por um de seus arcanjos (9.11), agora se torna seu cárcere. Ele governou este mundo, mas não o governará durante o milênio. O abismo não é o lago de fogo que arde com enxofre, que será o destino final do Diabo. 


3. A INSTALAÇÃO DO TRONO BRANCO.
O grande trono branco é uma descrição do santo governo e juízo de Deus. Aquele visto ocupando o trono pode ser Deus Pai (1 Cor 15.24-28) ou o Pai e o Cordeiro (Cristo) juntos, como na Nova Jerusalém (Ap 22..1,3). 

Será uma visão majestosa, e muito imponente. A terra e o céu fugirão da presença desse trono, e o trono não poderá ser construído sobre a terra, Ap 20.11. Provavelmente será instalado nalgum lugar do espaço celestial. Será um trono importante, muito importante, porque o Juiz será grande e glorioso! O trono resplandecerá de brancura, pois a santidade e a justiça de Deus assim o exigem, Sl 45.6,7. Que seriedade: O supremo Juiz assentado sobre o trono, a Sua Igreja glorificada e vestida de branco, pronta para atender às suas ordens; e, perante o trono, bilhões e bilhões de homens e de anjos, para serem julgados! 

Que visão majestosa, e que prova e poder sem limite! Multidões incalculáveis diante do Grande Trono Branco para serem julgadas, e o universo físico, o céu e a terra, ardendo em fogo. Toda aquela grande multidão estará muda guardando respeito total pela seriedade do momento; e ouvirão a sentença da boca do Juiz, cuja voz será como o som de muitas águas. 

4. O JULGAMENTO DOS MORTOS.
Ap 20.13. Os sepulcros se abrirão, e os mortos ressuscitarão. Assim como os corpos mortos dos santos foram ressuscitados na vinda de Jesus (1 Ts 4.16-18), também ressuscitarão todos os ímpios que morreram em seus pecados, At 24.15; Jo 5.29. Enquanto viviam na terra pelo corpo do pecado, serviram ao pecado, Rm 6.13,16,19-21. Agora esses ímpios ressuscitarão, como os salvos em um corpo imperecível, mas carregado de pecado. Também os corpos dos salvos que morreram durante o Milênio ressuscitarão nesse momento, mas estes, sim, com um corpo de glória. 

Os espíritos dos ímpios estão no Hades, aguardando a ressurreição para condenação. Diante da convocação de Jesus, o supremo Juiz, esses espíritos deixarão o Hades para se unirem aos seus corpos ressuscitados, numa ressurreição para vergonha e desprezo eternos, Dn 12.2.  Suas consciências estarão lembrando todos os males que praticaram enquanto viviam na Terra.

Todos os ímpios que morreram, desde o princípio da criação até o fim do Milênio ressuscitarão neste dia, e todos comparecerão juntamente diante do Trono Branco. Ali estarão Caim, Judas Iscariotes, Pôncio Pilatos, Herodes, e todos os outros pecadores que morreram sem salvação desde o princípio do mundo. Também aqueles que durante a Grande Tribulação tomaram sobre si o sinal da Besta, e ainda os que acompanharam Satanás na última revolta, no fim do Milênio; todos esses ressuscitarão e comparecerão diante do Tribunal. 

5. O JULGAMENTO DA MORTE E DO INFERNO.
A morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia. A morte deu os corpos que levar, e o Hades, os espíritos. Isto significa que a parte material e a espiritual do homem se reunirão para o juízo. A morte e o Hades passaram a existir e funcionar por causa da obra de Satanás. Agora, terminado o seu papel macabro, irão fazer parte do inferno definitivo: o Lago de Fogo e Enxofre. Jesus pode fazer assim com eles porque Ele tem as chaves de ambos (Ap 1.18).

CONCLUSÃO
Chegou o momento de Deus revelar ao mundo o bem-aventurado e único poderoso Senhor, 1 Tm 6.15. Jesus voltará aos olhos de toda a humanidade, Ap 1.7. A Bíblia diz que Ele porá os pés sobre os montes das oliveiras, e este monte, por meio de terremoto, se fenderá em dois (Zc 14.3,4) e todos verão a sob excelente glória do Senhor, 2 Ts 1.7-10; Tt 2.13; Mt 16.27. Esse é o sinal do Filho do homem, Mt 24.30. A sua Igreja estará ao lado de Jesus, pois os salvos, ao lado do seu Senhor, participarão da vitória total de Jesus.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev. Junior França) 
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) - Celular: 8616.7122(Oi), 9940.0893(Tim), 55*97*2635(Nextel)
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com  
Twitter:  twitter.com/@Juniorfranca2
Blog: joseaugustodefranca.blogspot.com/ 
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Coleção Ensino Teológico, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros. 

Um comentário:

  1. Parabéns Pastor usaste uma linguagem simples, direta e acessível, Deus o abençoe pela sua sabedoria e continue lhe usando para a glória do nome dEle!

    ResponderExcluir