domingo, 6 de março de 2011

Esboço - A REMOÇÃO DE CINCO MULETAS IMPORTANTES NA VIDA DE DAVI



Leitura bíblica 1Sm. 19.9-10
9 Um dia um espírito mau mandado pelo Senhor dominou Saul. Ele estava sentado em casa, com a lança na mão, e Davi estava ali tocando lira. 10 Saul tentou espetar Davi na parede com a sua lança, mas ele se desviou, e a lança ficou fincada na parede. Então Davi correu e escapou.

Introdução
Esta foi então a segunda vez que Saul atacou Davi com uma lança. Com esta atitude de Saul, Davi fugiu, e escapou, porque agora seria o seu meio de sobrevivência, fugir de tudo e de todos, pois sua vida agora corria perigo de morte. Deus permite que as muletas de Davi sejam retiradas para que Davi possa ver muito além das montanhas. O socorro e a sua confiança deveria vim do Senhor que fez os céus e a terra.
A primeira muleta que Davi perdeu foi a muleta de uma boa posição.
1) Ele entrará no exército de Saul, provara ser um soldado fiel.
2) Assumiu uma posição no exército. Comandante. 1Sm 18.5.
3) Como oficial comandante de mil homens. 1Sm 18.13.
4) O conforto do palácio.
5) O respeito dos servos.

A muleta seguinte removida por Deus é a esposa de Davi.
1) Perdeu o amor da mulher que lhe amava. 1Sm 18.20
2) O aconchego do seu lar
3) O conforto do seu quarto

A muleta da qual ele se apoiava, seu conselheiro, o profeta Samuel.
1) Deus tirou de Davi o seu conselheiro e amigo, Samuel. 1Sm 20.1
2) Perdeu a orientação que Samuel lhe dava.

O jovem guerreiro calmo e confiante de outrora está sentindo a pressão, pois ele sentia que a morte o perseguia de perto. 1Sm 20.3

A muleta da amizade entre Davi e Jônatas.
1) Seu amigo mais íntimo
2) Um amigo fiel
3) Uma pessoa aquém ele amava.

Davi perde o amor-próprio.
1) De fato é o ponto mais baixo na vida da pessoa.
2) Levantou-se Davi naquele dia e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. 1Sm 21.20
3) O medo de Davi leva-o a ficar como louco na frente do rei Aquis. 1Sm 21.12-13.

Quando cada uma de suas muletas é removida, as coisas começam a balançar e chegamos ao fundo do poço.

Conclusão
Quando crianças, nos apoiamos em nossos pais. Na escola, nos professores, colegas e até na própria educação. Quando nos encaminhamos na direção de algum ideal ou alvo, nos apoiamos na nossa esperança para o futuro. Quando chegamos à idade adulta, nos apoiamos em nosso trabalho ou profissão, nosso cônjuge ou nossa segurança financeira. Podemos apoiar-nos em um amigo mais velho que é como um pai para nós. Todas essas coisas se transformam em muletas e podem prejudicar nossas vidas. As muletas mantêm o nosso foco horizontal e nos paralisa o andar pela fé, elas nos oferecem alívio apenas temporário, precisamos ter uma visão vertical e orarmos desta forma:
Pai, quero conhecer-te, mas o meu covarde coração teme desistir dos seus brinquedos. Não consigo afastar-me deles sem sangrar por dentro e não tento ocultar de ti o terror dessa separação. Venho tremendo, mas venho.
Por favor, arranca do meu coração todas essas coisas às quais há tanto tempo venho me apegando e que se tornaram uma parte do meu eu, para que possa entrar e nele habitar sem qualquer rival. Depois farás glorioso o lugar em que teus pés pisam. Então meu coração não necessitará do sol para brilhar, pois tu serás a sua luz e nele não haverá noite.
“Em nome de Jesus, amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário