domingo, 3 de abril de 2011

Lição 3 - 2º Trimestre 2011 O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. 17 de Abril de 2011


LEITURA BÍBLICA: Atos 2.1-4,7,8.
1 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados.3 Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.
7 A multidão ficou admirada e espantada e comentava: — Estas pessoas que estão falando assim são da Galileia! 8 Como é que cada um de nós as ouvimos falar na nossa própria língua?

INTRODUÇÃO
Estamos na Dispensação do Espírito Santo, que substituiu Jesus como Paracleto. Ele veio habitar em nós e tornar viva a presença de Cristo. Sua missão é a de capacitar, moral e espiritualmente, cada um de nós, para que testemunhemos de Jesus. A sua vinda é o cumprimento do que foi anunciando pelos profetas e pelo próprio Filho de Deus (Lc 24.49; At 1.4). Ele realizaria uma obra especial na Terra, identificada como “o ministério do Espírito” (2Co 3.8).

1. O QUE NÃO É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
O batismo com o espírito Santo não significa a regeneração e nem tão pouco o perdão de pecados. Afirmam os antagonistas do movimento pentecostal que o batismo com o Espírito Santo é recebido no ato da conversão. Dizem que no dia de Pentecoste, não havia diferença entre os quase 120 discípulos no Cenáculo e os quase três mil que se converteram naquela ocasião. Entendem que todas aquelas pessoas, ao receberem e aceitarem a mensagem de Pedro, foram automaticamente batizadas com o Espírito Santo. É inaceitável esta interpretação. Percebe-se, facilmente, a distinção entre os dois grupos. O primeiro recebeu o “dom do Espírito” e falou em “outras línguas”, enquanto que o segundo ouviu a mensagem para o arrependimento dos pecados pregada por Pedro que falou da promessa aos que cressem: “arrependei-vos. E cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).
O batismo com o Espírito Santo não significa a imersão no corpo de Cristo. Paulo escreveu aos Gálatas: “Pois todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo (Gl 3.27). Esta passagem nada tem a ver com o batismo no Espírito Santo. Ser batizado em Cristo é o ato de regeneração em seu corpo, a sua Igreja. Em 1 Coríntios12.13, lemos: “Fomos batizados no corpo de Cristo pelo único Espírito”.
O ser cheio do Espírito e o ser batizado com o Espírito Santo, tem uma diferença mito grande, pois os discípulos de Cristo foram cheios do Espírito e depois começaram a falar em outras línguas.
As línguas estranhas não são articulações irracionais. É o Espírito Santo quem habilita e ensina o cristão a falar as línguas espirituais, às vezes, desconhecidas do que fala e por quem as ouve. Entretanto, não temos o direito de rejeitá-las com palavras blasfemas contra o espírito Santo. Tratar as línguas espirituais como articulações irracionais, que produzem sons estranhos, com ruídos, gritos e ecos desconexos, é o mesmo que identificar o Espírito Santo como ser irracional.

2. O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
É uma experiência distinta que equivale a um mergulho na fonte do Espírito. O próprio sentido da palavra “batismo” é imersão. No dia de Pentecoste, as duas experiências aconteceram quase simultaneamente. Em At 2.4, diz que, primeiro, “todos foram cheios do Espírito Santo”. Foi uma efusão espiritual. Logo a seguir, vemos uma sequencia e uma consequência da primeira experiência: “E começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Esta foi a evidência física e audível do batismo com Espírito Santo.
A nova vida em Cristo é cheia do poder do Espírito Santo. Por isso, o crente torna-se alvo das operações do Espírito.
O fogo do batismo com o Espírito Santo. “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”. Este é inseparável da experiência do batismo como Espírito Santo, pois une a pessoa do Espírito à sua obra purificadora, através do fogo. Tanto o Espírito como o fogo estão intimamente ligados ao propósito do batizador, Jesus. A forma original, no grego, “em fogo”, fortalece ainda mais a relação entre o Espírito e o fogo. Vejamos a diferença entre os batismos em água e com o Espírito santo. O primeiro simboliza o arrependimento e a obra regeneradora, pois a água significa purificação, lavagem, limpeza (Ef 5.26; Tt 3.5). Por isso, o batismo em água, sob o prisma negativo, é a figura da tristeza, da humilhação do “eu carnal”. O segundo, “Em Fogo”, tem um sentido positivo na nova vida em Cristo Jesus. O fogo está intimamente ligado à obra do Espírito na vida do crente, e não contra os pecadores.

3. A EXPERIÊNCIA DE ATOS 2.

O nascimento da igreja, no ano 30 do nosso Senhor, no quinquagésimo dia após a ressurreição de Jesus e no décimo dia depois de sua ascensão ao céu. Foi o início da era do evangelho.
O Pentecoste também era chamado a festa dos Primeiros frutos e a Festa da Colheita. Portanto, que dia mais apropriado para ser escolhido como o dia dos primeiros frutos da colheita do evangelho para todas as nações!
Em João 16.7-14, Jesus tinha falado da chegada da era do Espírito Santo. É inaugurada agora na manifestação poderosa e milagrosa do Espírito Santo, com o som de um vento muito forte e com línguas de fogo que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Foi a proclamação pública inicial da ressurreição de Jesus, diante dos judeus e dos prosélitos judaicos que se dirigiam a Jerusalém para a Festa de pentecoste, provenientes de todos os países do mundo então conhecido - são citadas nominalmente 15 nações (2. 9-11). Eles ouviram os apóstolos, homens da Galiléia que nunca tinham se afastado da vizinhança da Palestina, falar-lhes nas respectivas línguas maternas. Tratava-se do cumprimento das últimas palavras de Jesus dirigidas aos apóstolos em 1.5,8 e Luc 24.49. Os apóstolos estavam sob o controle total do espírito Santo, e o Espírito falou por meio deles em línguas que eles não tinham aprendido.

CONCLUSÃO
A dificuldade para se aceitar a experiência do batismo com o Espírito Santo tem levado muitos servos de Deus a relegarem a referida experiência ao passado. Esqueceram a importância de se buscar o batismo com Espírito Santo e se deixaram levar pela indiferença, rejeitando o dom especial que Deus prometeu aos que crescem. O acontecimento do dia de Pentecoste nas vidas de quase 120 discípulos é tratado apenas como um evento histórico desnecessário à Igreja atual.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário