sábado, 23 de abril de 2011

Lição 6 - 2º Trimestre 2011 - DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS. 8 de Maio de 2011


LEITURA BÍBLICA: Atos 16.16-24.
16. Certo dia, quando estávamos indo para o lugar de oração, veio ao nosso encontro uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. 17. A moça começou a nos seguir, gritando assim: — Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos! 18. Ela fez isso muitos dias. Por fim Paulo se aborreceu, virou-se para ela e ordenou ao espírito: — Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça! E, no mesmo instante, o espírito saiu. 19. Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades. 20. Eles os apresentaram a essas autoridades romanas e disseram: — Estes homens são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. 21. Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes. 22. Aí uma multidão se ajuntou para atacar Paulo e Silas. As autoridades mandaram que tirassem as roupas deles e os surrassem com varas. 23. Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança. 24. Depois de receber essa ordem, o carcereiro os jogou numa cela que ficava no fundo da cadeia e prendeu os pés deles entre dois blocos de madeira.

OBJETIVOS:
Relacionar os dons do Espírito Santo 1 Cor 12.8-10
Explicar o que é o dom da palavra de sabedoria, palavra de ciência e discernimento de espíritos.
Compreender a importância de estarmos atentos e munidos dos dons espirituais.

INTRODUÇÃO
O propósito do Evangelho de Cristo é demonstrar o poder e a sabedoria de Deus aos homens, conforme Paulo escreveu aos coríntios: “Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus” (1 Cor 1.24). A operosidade dos dons promove a expansão da Igreja e a fortalece, a fim de vencer as dificuldades, perseguições e oposições. Os dons são necessários ao triunfo dos cristãos sobre as adversidades do dia-a-dia.

1. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO.
Os nove dons espirituais manifestam a sabedoria e o poder de Deus. Assim como Jesus manifestou tanto o poder de Deus, 1 Cor 1.24, como a sabedoria de Deus , 1 Cor 1.24,30; Cl 2.3-7, assim também o Espírito Santo manifesta isso a nós, é chamado “O espírito de sabedoria”, Ef 1.17, e o Espírito de poder”, 2 Tm 1.7. Podemos subdividir os dons em três grupos distintos:
1. Três dons manifestam o poder de Deus por meio de ações sobrenaturais, São: “o dom da fé”, “os dons de curar” e “o dom de operação de maravilhas”, 1 Cor 12.9,10).
2. Três dons revelam a sabedoria de Deus, proporcionando um saber sobrenatural. São: o dom da “palavra de sabedoria”, o dom da “palavra de ciência” e o dom de “discernir os espíritos”, 1 Cor 12.8,10.
3. Três dons transmitem a mensagem de Deus, concedendo poder para um falar sobrenatural. Estes dons são: “o dom de profecia”, o dom de “variedade de línguas” e o dom de “interpretação de línguas”.
4. A Bíblia ainda fala de alguns dons complementares sobre os quais se faz referência em Rm 12.6-8; 1 Ped. 4.11; 1 Cor 12.28.
Mas nesta lição iremos tratar dos três que revelam a sabedoria de Deus.

2. A PALAVRA DA SABEDORIA.
A palavra da sabedoria. Por essa expressão entende-se o pronunciamento ou declaração de sabedoria. Que tipo de sabedoria? Isso se determinará melhor notando em quais sentidos se usa a palavra “sabedoria” no Novo Testamento. É aplicada à arte de interpretar sonhos e dar conselhos sábios (At 7.10); à inteligência demonstrada no esclarecer o significado de algum número ou visão misteriosa (Ap 13.18; 17.9); prudência em tratar assuntos (At 6.3); habilidade santa no trato com pessoas de fora da igreja (Col. 4.5), jeito e discrição em comunicar verdades cristãs (Col. 1.28); o conhecimento e prática dos requisitos para uma vida piedosa e reta (Tia. 1.5; 3.13, 17); o conhecimento e habilidade necessários para uma defesa eficiente da causa de Cristo (Lc 21.15); um conhecimento prático das coisas divinas e dos deveres humanos, unido ao poder de exposição concernente a essas coisas e deveres e de interpretar e aplicar a Palavra sagrada (Mt 13.54; Marc 6.2; At 6.10); a sabedoria e a instrução com que João Batista e Jesus ensinaram aos homens o plano de salvação (Mt 11.19.) Nos escritos de Paulo “a sabedoria” aplica-se a um conhecimento do plano divino, previamente escondido, de prover aos homens a salvação por meio da expiação de Cristo (1 Cor 1.30; Col. 2.3); por conseguinte, afirma-se que em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Col. 2.3); a sabedoria de Deus é manifestada na forma e execução e seus conselhos. A palavra de sabedoria, pois, parece significar habilidade ou capacidade sobrenatural para expressar conhecimento nos sentidos supramencionados.
1. Perspectiva sobrenatural para descobrir os meios divinos de cumprir a vontade de Deus em determinadas situações.
2. Poder divinamente dado à intuição espiritual apropriada para resolver os problemas.
3. Senso de direção divina.
4. Ser guiado pelo Espírito Santo para agir apropriadamente num dado conjunto de circunstâncias.
5. Conhecimento aplicado corretamente: a sabedoria funciona interativamente com o conhecimento e o discernimento.

3. A PALAVRA DA CIÊNCIA E O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS.
A palavra da ciência. É um pronunciamento ou declaração de fatos, inspirado dum modo sobrenatural. Em quais assuntos? Um estudo do uso da palavra “ciência” nos dará a resposta. A palavra denota: o conhecimento de Deus, tal como é oferecido nos Evangelhos (2 Cor 2.14), especialmente na exposição que Paulo fez (2 Cor 10.5); o conhecimento das coisas que pertencem a Deus (Rom 11.13); inteligência e entendimento (Ef 3.19); o conhecimento da fé cristã (Rom 15.14; 1 Cor 1.5); o conhecimento mais profundo, mais perfeito e mais amplo da vida cristã, tal como pertence aos mais avançados (1 Cor 12.8; 13.2,8); o conhecimento mais elevado das coisas divinas e cristãs das quais os falsos mestres se jactam(Gloriar-se, ufanar-se, vangloriar-se) (1 Tm 6.20); sabedoria moral como se monstra numa vida reta (2 Ped. 1.5) e nas relações com os demais (1 Ped. 3.7); o conhecimento concernente às coisas divinas e aos deveres humanos (Rom 2.20; Col. 2.3).
Qual a diferença entre sabedoria e ciência? Segundo um erudito, ciência é o conhecimento profundo ou compreensão das coisas divinas, e sabedoria é o conhecimento prático ou habilidade que ordena ou regula a vida de acordo com seus princípios fundamentais. O dicionário de Thayer declara que onde “ciência” e “sabedoria” se usam juntas, a primeira parece ser o conhecimento considerado em si mesmo; a outra, o conhecimento manifestado em ação.
1. A revelação sobrenatural do plano e da vontade divina.
2. Perspicácia ou compreensão sobrenatural das circunstâncias ou de um corpo de fatos através da revelação: isto é, sem assistência de qualquer recurso humano, mas unicamente pelo auxílio divino.
3. Implica um entendimento mais profundo e avançado dos atos comunicados de Deus.
4. Envolve sabedoria moral para uma vida e relacionamentos corretos.
5. Requer compreensão objetiva com respeito às coisas divinas em deveres humanos.
6. Pode também se referir ao conhecimento de Deus ou das coisas que pertencem a Deus, como relato no evangelho.
Discernimento de Espíritos. Vimos que pode haver uma inspiração falsa, a obra de espíritos enganadores ou do espírito humano. Como se pode perceber a diferença? Pelo dom de discernimento que dá capacidade ao possuidor para determinar se o profeta está falando ou não pelo Espírito de Deus. Esse dom capacita o possuidor para “enxergar” todas as aparências exteriores e conhecer a verdadeira natureza duma inspiração. A operação do dom de discernimento pode ser examina outras provas: a doutrinária (1 João 4.1-6) e a prática (Mt 7.15-23).
A operação desse dom é ilustrada nas seguintes passagens: João 1.47-50; 2.25; 3.1-3. Essas referências indicam que o dom capacita a alguém a discernir o caráter espiritual duma pessoa. Distingue-se dom da percepção natural da natureza humana, e mui especialmente dum espírito crítico que procura falta, nos outros.
1. Poder sobrenatural para detectar o domínio dos espíritos e suas atividades.
2. Implica o poder do discernimento espiritual – revelação sobrenatural de planos e propósitos do inimigo e suas forças.

CONCLUSÃO
Quando se trata dos dons, todavia, isso nunca implica em exclusivismo. Os dons são colocados na Igreja como recursos a serem utilizados na hora da necessidade para o ministério no corpo. Isso significa que nem todo o crente terá os mesmos dons que os outros crentes. Ao contrário, o Espírito Santo é o autor e dispensador dos dons para trazer a integridade na adoração e na expressão do Reino.

Reflexão:
“O degrau do templo da sabedoria é o reconhecimento de nossa própria ignorância”. Spurgeon.
“A sabedoria consiste no uso correto do conhecimento”. Spurgeon.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário