sábado, 28 de maio de 2011

Lição 10 - 2º Trimestre 2011 ASSEMBLEIA DE DEUS 100 ANOS DE PENTECOSTES. 05 de Junho de 2011


LEITURA BÍBLICA: 1 Coríntios 3.6-11
6. Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. 9. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

INTRODUÇÃO
Nos primeiros cinquenta anos do século dezoito, as igrejas da Inglaterra, a oficial e a dissidente, entraram em decadência. Os cultos formalistas, dominados por uma cresça intelectual, mas sem poder moral sobre o povo. A Inglaterra foi despertada dessa condição, por um grupo de pregadores sinceros dirigidos pelos irmãos João e Carlos Wesley e Jorge Whitefiel. Os seguidores de Wesley foram chamados “metodistas”.
Surgiram os batistas pouco depois da reforma, na Suíça, e espalharam-se rapidamente no norte da Alemanha e na Holanda. No princípio foram chamados anabatistas, porque batizavam novamente aqueles que haviam sido batizados na infância. Na Inglaterra, a princípio, estavam unidos com os congregacionais, mas pouco a pouco se tornaram um corpo independente e viajaram para a América do norte, onde, através das atividades com Roger Williams, espalharam-se rapidamente por todo o continente.
Depois da Reforma iniciada por Martinho Lutero, as igrejas nacionais que se organizaram na Alemanha e nos países escandinavos tornaram o nome de luteranas.

1. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS.
A chamada. Isto ocorreu durante o verão de 1910, num sábado à tarde, quando Gunnar Vingren e Daniel Berg visitavam o irmão Olaf Adolfo Ulldin. O Senhor usou tão poderosamente este servo de Deus, que lhes transmitiu uma revelação do Senhor para partirem como missionários ao Brasil, mais precisamente ao Pará. O lugar indicado por Deus era-lhe totalmente desconhecido. Localizado no mapa o distante Norte do Brasil, cheios de ânimo e determinação, começaram a preparar-se para sua nova missão.
O pastor Gideon Ulldin, filho de Adolfo Ulldin, quando da sua visita ao Brasil por ocasião do jubileu de ouro das Assembleias de Deus (1961), descreveu como se deu a revelação de Deus que trouxe os pioneiros à nossa terra:
Foi na casa de meus pais, na cidade de South Bem, estado de Indiana (EUA), no ano de 1910, que os irmãos Gunnar Vingren e Daniel Berg receberam a sua chamada para o Brasil. Esses irmãos durante várias semanas hospedaram-se em nossa casa, e oravam constantemente ao Senhor para Ele os guiar quanto ao lugar onde deveriam dedicar suas vidas.
Certo dia, meu pai, Olaf Ulldin, que era um simples pintor de casas, contudo um homem de oração, fazia um trabalho na cozinha de nossa casa, quando repentinamente veio sobre ele o Espírito do Senhor. Ele ajoelhou-se e logo a família fez o mesmo, como também os hóspedes Gunnar Vingren e Daniel Berg.
Eu, um menino de onze anos nesse tempo, ouvi meu pai falar em profecia a esses jovens pastores: “Ireis ao Pará. O seguinte é um hino que ouvireis quando ali chegares”. Meu pai então cantou em língua estranha (realmente em Português, língua que não conhecia sendo nascido na Suécia) um hino que mais tarde os missionários puderam identificar. “Tudo isso foi debaixo da unção e da inspiração do Espírito Santo.” Detalhes: o mapa do Pará, tipo de alimento dos paraenses, sua língua, a data da viagem. Tudo confirmado! Ao obedecerem à comissão que lhes fora confiada, credenciaram-se às bênçãos dos céus e ao galardão pelas almas ganhas no Brasil. Assim, eles trouxeram a mensagem pentecostal para o País, chegando a Belém no dia 19 de Novembro de 1910.

2. A FUNDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL.
As Assembleias de Deus: criada em 1911 em Belém, pelos missionários batistas Daniel Berg e Gunnar Vingren, vindo de Michigan-EUA. Dali ela irradiou a obra pentecostal a todas as regiões do Brasil, vindo a corresponder, a partir de 1960, a 70% no quadro do evangelismo nacional. As Assembleias de Deus congregaram 50 por cento dos evangélicos brasileiros. Dezenas de milhares de membros das igrejas conservadoras (batistas, presbiterianas, metodistas e outras) buscam atualmente o batismo com Espírito Santo e experimentam um avivamento sem precedentes.
Enquanto as denominações tradicionais em sua maioria estacionam ou decrescem em número de fiéis e de templos, os pentecostais inclusos os avivados ou neopentecostais (como são conhecidos os não integrantes das Assembléia de Deus) crescem em todos os sentidos. As igrejas que crêem nos dons espirituais, e os buscam, constroem dezenas e dezenas de templos.

Primeiro batismo no Espírito Santo. Ao alvorecer do dia 08 de Junho de 1911, a irmã Celina Albuquerque, orando em sua casa, juntamente com outros irmãos, teve o privilégio de ser a primeira evangélica brasileira a receber o cumprimento da promessa, falando em línguas, tal qual os primitivos cristãos no dia de Pentecostes. No dia seguinte, a irmã Maria de Nazaré de Araújo foi também batizada com Espírito Santo.

Desligamento. A direção da Igreja Batista, ao tomar conhecimento do ocorrido, não aceitou o que estava acontecendo com os membros da mesma. Havia necessidade de uma tomada de posição. Como ponto de partida, houve convocação da igreja para uma reunião extraordinária, realizada em 13 de junho de 1911.
Nessa ocasião, usou da palavra o irmão Raimundo Nobre, fazendo a proposição para que os que estivessem de acordo com a nova “seita” se levantassem. Em seus diários, Gunnar Vingren e Daniel Berg contam que 18 irmãos se levantaram. Não havendo transigência, os mesmos foram afastados da igreja.

Unidade resgatada. No ano de 2006, quase 100 anos depois da saída do grupo que abraçou a causa pentecostal, aprouve a Deus unir os líderes da Igreja Batista e da Assembléia de Deus em Belém para perspectiva da unidade cristã. O pastor Elias Teodoro da Silva da Primeira Igreja Batista do Pará, e o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembléia de Deus em Belém, se uniram em oração e comunhão para demonstrar que o fato ocorrido em 1911 deve servir de marco histórico abençoador e não um divisor de águas.

Primeiro homem batizado no Espírito Santo. O primeiro homem a receber o batismo com Espírito Santo, segundo consta nos registros históricos da igreja, foi o irmão Manoel Francisco Dudu. Ele era paraibano, mas morou cerca de 17 anos no Pará, onde aceitou a Cristo numa Igreja Presbiteriana, nos idos de 1907.
Depois de haver sido batizado nas águas, ele retornou à sua terra natal, em 17 de dezembro de 1914, sendo o primeiro crente e o primeiro evangelista na Paraíba, onde levou muitas pessoas ao conhecimento de Jesus.

3. DO NORTE PARA O BRASIL.
Dentro da região Norte, começamos com a Primeira Igreja Assembléia de Deus do Brasil, a de Belém, Pará.
Essa igreja, como poucas, teve o privilégio de receber em seu seio os pioneiros do movimento pentecostal no Brasil, missionários que dedicaram todo o seu tempo e talento na obra de Deus entre os famintos de pão espiritual. Em 18 de junho de 1911, nascia a Assembléia de Deus em Belém. No seu primeiro culto, realizado naquele dia, estavam presentes 19 pessoas que haviam chegado da Igreja Batista, de onde foram excluídas por receberem o batismo com Espírito Santo. Para seu primeiro pastor foi aclamado o sueco Gunnar Vingren e, para seu auxiliar, Daniel Berg.
Daniel Berg executava o serviço de distribuição das Sagradas Escrituras e evangelizava dentro e fora de Belém.
No interior do Pará. Depois de estar fixada em Belém, a Assembléia de Deus começou a preocupar-se com o interior do Estado, muito precisava ser feito nas pequenas cidades que ainda não havia recebido o Evangelho. O primeiro homem a sair da capital, levando as boas-novas, foi Daniel Berg, em 1912. Na oportunidade, levou consigo Novos Testamentos e Evangelhos; seu primeiro alvo foi a cidade de Bragança, onde não havia trabalho evangélico. Pouco tempo depois, os fiéis já somavam um bom número e, em 1917, Bragança fundou sua primeira Igreja Assembléia de Deus, cujo pastor era Isidoro Filho. Em 1975, esta igreja, já pastoreada por Afonso Menhinho Reis, contava com 3.935 fiéis, entre membros e congregados, frutos da primeira semente lançada há 63 anos passados.
Daniel Berg evangelizou muitas cidades, mostrando que tinha uma chamada toda especial para ganhar vidas para o Reino de Deus. Este homem era colportor, e um grande evangelista, pois proclamou o Reino do Senhor Jesus a muitos, por isso vemos os resultados naquele estado que acolheram estes dois grandes missionários.

Amazonas. Severino Moreno de Araújo foi quem levou a mensagem pentecostal mais para o Norte. A Assembléia de Deus em Manaus foi organizada a primeiro de janeiro de 1918, tendo como pastor o missionário Samuel Nystrom.

Acre. Em Rio Branco, o trabalho das Assembleias de Deus teve início na residência do evangélico Luiz Firmino Câmara, membro da AD em Natal, RN. A Assembléia de Deus iniciou como igreja no dia 24 de janeiro de 1944, tendo como pastor Francisco Vaz Neto de Porto Velho.

Rondônia. Foi fundada a AD no dia 28 de fevereiro de 1922, seu pastor foi o missionário Paul John Aenis da América do Norte.

Amapá. Em 1916, Macapá era uma pequena cidade, de pouco mais de mil habitantes, apesar de ser a mais importante da região. Poucas pessoas se aperceberam de que, no dia 26 de junho, chegava ali um colportor, com as malas cheias de Bíblias, folhetos e evangelhos. Somente alguns dias depois a cidade tomou conhecimento da presença do evangelista, porque tomara-lhe os livros e os queimaram em praça pública. Foi apedrejado e lhe roubaram os livros, destruindo-os posteriormente. Em 1917 foi fixada uma congregação.
Roraima. Foi fundada a AD no dia 09 de setembro de 1946.

Região Nordeste. Maranhão, AD foi fundada em 1921, por Clímaco Bueno Aza.

Ceará. O primeiro arauto a levar a mensagem pentecostal ao Ceará foi uma humilde senhora, cujo coração ardia de zelo pela causa de Deus. Recebendo a mensagem em Belém do Pará, desejou logo que seus parentes, que viviam na terra de Iracema, também conhecessem as boas novas de salvação: seu nome – Maria Nazaré – merece ser registrado na história. Em 1914, deixou a cidade de Belém com destino à Serra de Uruburetama, Ceará.

Rio Grande do Norte. A Assembléia de Deus na capital potiguar foi fundada em 1918, quando o pastor Adriano Nobre batizou, nas águas do rio Potengi, os novos convertidos ali existentes. Atendendo ao crescimento do trabalho, a Igreja em Belém enviou José Morais como responsável pela obra pentecostal em todo o estado. Em 1930, no mês de julho, tendo já como pastor, Francisco Gonzaga, a Igreja em Natal hospedou a Primeira Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Entre outras decisões tomadas, destaca-se a unificação dos Jornais Boa Semente e Som Alegre, dando lugar ao Mensageiro da Paz.
A Assembléia de Deus tem crescido de uma forma grandiosa por todo território nacional, é atualmente a maior igreja evangélica do Brasil, e está fartamente disseminada por todos os estados da federação.

CONCLUSÃO
O crescimento singular não se deve propriamente aos esforços dos seus membros (embora estes sejam esforçados), mas à ação direta do Espírito Santo de Deus. No espaço de quase 100 anos apenas, aconteceu esse milagre: o Brasil, de norte a sul, de leste a Oeste, encheu-se de pentecostais. Fenômeno igual não consta ocorrido em outros países no tempo presente.

Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França)
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) ADBV. Cel. 8884.4401/8616.7122
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário