quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lição 8 - 2º Trimestre 2012 FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR PERFEITO. 20 de Maio de 2012



LEITURA BÍBLICA: 
Apocalipse 3.7-13
Ao anjo da igreja de Filadélfia escreva o seguinte: Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro. Ele tem a chave que pertencia ao rei Davi; quando ele abre, ninguém fecha, e quando ele fecha, ninguém abre. Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar. Escutem! Quanto àquela agente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, eu farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos eles saberão que eu amo vocês. Vocês têm obedecido à minha ordem para aguentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no templo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra. Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória. A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome. Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. 

INTRODUÇÃO
A igreja de Filadélfia era humilde, porém fiel, que se satisfazia em seguir o modelo de Cristo vivendo numa sociedade pagã e corrupta. O nome “Filadélfia” significa “amor fraternal”. Amava a Palavra de Deus e estava firme no intuito de guarda-la. Eram cristãos grandemente amados pelo Senhor, pois ele não lhes fala uma única palavra de repreensão.

1. FILADÉLFIA, A CIDADE DO AMOR FRATERNAL.
Filadélfia era uma cidade do reino da Lídia, situada próximo à fronteira da Frígia, nas faldas do Monte Tmolus, numa região sujeita a frequentes terremotos na Ásia Menor. Ela foi fundada pelo rei Átalos II, de Pérgamo, também conhecido por Àtalo filadelfo, cerca dos anos 159-138 a.C., que constituiu rei sobre ela a seu próprio irmão Êumenes, ato que denominou a cidade, posto que Filadélfia é um nome grego composto de FILÈO- amor e ADELFÒS – irmão, significando, portanto, amor fraternal. 

Filadélfia estava localizada numa região à entrada do largo vale Hermus, cortado pelo rio Coamis, à margem da grande Estrada Comercial Romana, que a ligava ás outras cidades do país e ao Mar Egeu, através dos portos de Éfeso e Esmirna, e distava apenas cerca de 28 e meia milhas de Sardes, localizada ao sudoeste.

No ano 133 a.C., Êumenes II, de Pérgamo, antes de morrer, transferiu seus domínios ao governo do Império Romano, incluindo Filadélfia, que no ano 17 a.D., foi vítima de arrasador terremoto, ficando praticamente destruída, sendo reconstruída graças à generosidade de Tibério César. Em gratidão, de modo voluntário, os cristãos filadelfos mudaram o nome da cidade para Nova Cesaréia, nome este substituído para o de Flávia, por determinação de Vespasiano.

A última conquista a que foi submetida Filadélfia, foi a turca, que teve lugar no ano 1302 a.D., sob o comando de Bajazer I, que a dominou após sofrer demorada resistência militar. Atualmente existe com o nome turco de Alah Sher, significando cidade de bonita, devido à sua localização sobre um terreno ligeiramente ondulado ao sopé do Monte Tmolus, com pequena população, em nada semelhante à cidade bíblica de que nos ocupamos. 
Por consequência de novos terremotos, cujas datas ignoramos tudo o que resta da antiga Filadélfia em Alah Sher, é uma coluna solitária que certamente pertenceu a uma construção notável da antiga cidade, a julgar por seu tipo e estilo.

Dizem os historiadores turcos que uma das atuais mesquitas muçulmanas existentes em Alah Sher, foi edificada sobre as ruínas do templo em que se reunia a própria igreja existente na cidade, quando a carta constante de Ap 3.1-13 ali chegou, coisa que não afirmamos nem negamos, devido à carência de fontes históricas, insuspeitas, sobre o assunto. 

Filadélfia, que o saibamos, nunca foi uma cidade-fortaleza; portanto, sua força defensiva sempre foi pequena, constituída talvez dum pequeno destacamento militar, integrado por decididos e intimoratos soldados que ofereceram aos turcos severa resistência, somente cedendo à superioridade inimiga, a muito custo. 

A igreja em Filadélfia, ao mesmo tempo que a de Esmirna, e pelos mesmos motivos, teve muitos de seus membros martirizados; e cremos, um dos poderes opressores existentes em ambas as cidades, era a colônia judaica, denominada nesta carta de sinagoga de Satanás. Que de braços dados com os pagãos e com as autoridades imperiais, se levantava sempre contra os fracos e indefesos cristãos. Estes, mesmo assim, não se deixavam intimidar e venceram o mundo e o diabo, morrendo por amor a Cristo, firmes na fé e na verdade que criam. 

Em Filadélfia, também imperou o culto a Ártemis, a Diana dos efésios, At 19.34, a Apolo, o deus sol, a Esculápio, o deus da medicina e por extensão, em consequência da ocupação romana, também ali era praticado o culto ao Imperador, coisa levada aonde quer que fosse a águia Romana.

Desde que toda a Ásia ouviu o Evangelho, segundo At 19.10, quando Paulo esteve por dois anos completos em atividade evangelística em Éfeso, sendo Filadélfia cidade integrante da referida Província, é lógico e natural crer-se que ali chegou o cristianismo nesse tempo, a saber, cerca dos anos 54 a 56 a.D.

2. A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA.
A carta dirigida a esta igreja é a segunda que não insere repreensões nem censuras e sim aprovação, estímulo, encorajamento e exortação a manter aquilo que até ali tinham obtido em Cristo, Ap 3.11.
Jesus se apresenta a ela dizendo-se “o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará...” Ap 3.7. Cremos que o Santo, refere-se Àquele que é Deus, Lv 11.44,45; 1 Ped 1.13-21, e, portanto, o Todo-Poderoso, Gn17.1; Mt 28.18. O Verdadeiro, é aquele que nunca falhou e cujas promessas são semelhantes a Ele: fiéis e verdadeiras, Jo 14,6; 17.17; 1 Jo 5.20; e, portanto, a igreja em Filadélfia não se devia acovardar a qualquer ameaça ou mesmo ataques do inimigo, pois aquele que nela estava é maior do que o inimigo, por mais poderoso que este seja, 1 Jo 4.4. Por Chave de Davi, entendemos o domínio, o poder real que Jesus tem, Lc 1.32,33; Ap 5.5. Os fiéis cristãos filadelfos estavam bem preparados, Rm 12.9,10. 

Jesus pôs ante esta igreja “uma porta aberta a que ninguém poderia fechar.” Representando a Igreja renascida do século XVI aos nossos dias, que saibamos, só a igreja do I século a.D., teve tantas oportunidades e uma porta tão aberta à evangelização! O Diabo tem feito o que lhe tem sido possível através das ciências, das artes, da política, da força bruta da carne e do mundo, para fechar a porta que Jesus abriu ante a sua igreja fiel, mas ela permanece aberta hoje, mais do que nunca antes, quando 98% da população da terra podem ler a Bíblia em vernáculo, quando a Bíblia foi lida até da lua em transmissão para a terra através da televisão; e quando até aqueles países isolados pelas chamadas “cortinas de ferro”, “cortinas de bambu” e “cortinas de cana de açúcar”; quando os países dominados por religiões extremistas da Ásia, como o budismo e o islamismo, onde não pode penetrar um missionário; no entanto, estão recebendo várias vezes ao dia a mensagem de fé do cristianismo libertador, através do rádio e da televisão. Sim, a porta permanece e permanecerá aberta enquanto a Igreja fiel cumpre a sua missão na terra, e deste modo espera Aquele que abriu a porta e vai fechá-la então. Só Ele e mais ninguém a poderá fechar!

3. UMA IGREJA AMOROSA, PACIENTE E CONFESSANTE.
Aquela tinha pouca força, porém mantinha o testemunho: nunca foi tão verdadeira esta afirmativa como em nossos dias! Haja vista, por exemplo, o movimento pentecostal, que praticamente em todos os países, milita entre o povo menos aquinhoado com as riquezas e os lustres culturais e políticos hodiernos; e, no entanto, em menos de um século de história, já tem arrolados mais de cinquenta milhões de membros, praticamente em todos os países do orbe, sem contar os milhões que mantêm fielmente o testemunho de Cristo e da verdade revelada, sem se desviarem para qualquer extremo, Ap 22.16-18. Permanecem vigilantes, ensinando toda a doutrina do modo como a receberam através do Novo Testamento. Mt 28.19,20. De modo característico, aquela igreja vem desfraldando a bandeira do Evangelho puro aos povos, países, línguas e tribos, a saber, a todos os povos da terra, desde o século XVIII aos nossos dias, quando se tem desenvolvido o maior movimento missionário na história da Igreja na terra.

4. FILADÉLFIA NOS ÚLTIMOS DIAS.
O nome “Filadélfia” significa “amor fraternal”, portanto sabemos de imediato que lidamos com pessoas salvas e que amam umas às outras e ao Senhor. Essa representa a igreja missionária dos últimos dias. As igrejas da Idade Média fizeram muito pouco para propagar o evangelho por outras terras, a não ser por esporádicos empreendimentos missionários. Elas gastaram mais tempo em guerras religiosas e no jogo político com os governantes civis. As igrejas não precisam ser grandes ou fortes (v.8) para ter a fé e o amor necessários para atravessar a porta de serviço que Cristo abriu à frente delas. A “chave de Davi” (v.7) refere-se à autoridade dele como Filho de Davi; veja Isaías 22.22, que apresenta a chave como um símbolo de autoridade. E importante que a igreja esteja vigilante e pronta para aproveitar as oportunidades que Deus lhe apresenta, pois as portas se abrem e se fecham o tempo todo ao redor do mundo. Ninguém pode interferir quando Cristo abre ou fecha uma porta. 

Essa igreja sofre oposição da igreja falsa (sinagoga de Satanás), os impostores. Esses falsos irmãos afirmam ser a igreja e opõem-se ao ministério do povo de Deus, mas Cristo promete fazê-los prostrar-se.  A igreja falsa tem popularidade, influência e dinheiro; todavia, um dia, se curvará diante dos verdadeiros santos de Deus que levam a verdade ao mundo.

O versículo 10 é uma das declarações mais vigorosas de que a igreja não passará pelo período da tribulação. Os verdadeiros crentes de hoje fazem parte da igreja de Filadélfia e não passarão pelos sete anos de terrível julgamento sobre a terra. Veja também 1 Tess. 5.8-9. O próprio texto de Apocalipse é outra prova disso, pois não menciona a igreja até 22.16. Apocalipse 22.20 apresenta uma oração que não poderíamos fazer se o período de tribulação fosse anterior ao arrebatamento da igreja. 
  
CONCLUSÃO
Filadélfia é a atual cidade de Alacehir, na Turquia. Essa carta, como a carta de Esmirna, não contém palavras de censura. A julgar por essas cartas, não são as igrejas maiores, nem as mais impressionantes ou mais prestigiosas, que gozam necessariamente de melhor saúde espiritual. Cristo abre a porta para o trabalho eficaz (v.8 e 1Cor 16.9), não àqueles que são fortes, mas àqueles que são fiéis. 

Glossário:
Faldas: abas de montanha, serra ou monte; encostas.
Vernáculo: Próprio de um país ou de uma nação; pátrio, nacional: língua vernácula.
Intimoratos: Que não assume atitudes por medo ou excesso de escrúpulos; tímido; medroso.
Aquinhoado: Que recebeu o seu quinhão. Favorecido em uma partilha ou sorteio: ser bem, mal aquinhoado.
Orbe: Globo; mundo; redondeza; esfera. Corpo celeste.


Pesquisado e Elaborado: Ev. José Augusto de França Junior (Conhecido: Ev.Junior França) 
Fones: (85) 3226-2753(Igreja) - Celular: 8616.7122(Oi), 9940.0893(Tim), 55*97*2635(Nextel)
E-mail, Orkut e MSN: junior.franca1@hotmail.com  
Twitter:  http://twitter.com/#!/Juniorfranca2
Blog: http://joseaugustodefranca.blogspot.com/ 
Face book: www.facebook.com/profile.php?id=100001877051805

Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lições Bíblicas da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Glow, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico: SBB e Halley, Todos os personagens da Bíblia de A - Z, História dos Hebreus, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico: Wycliffe e J. D. Douglas, entre outros. 


2 comentários:

  1. PARABÉNS IR. JUNIOR PELO RICO COMENTÁRIO!!!! QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SEU TRABALHO!!!!!! IRMÃ EDILCE

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE MEU IRMÃO EM CRISTO.
    ESTOU PUBLICANDO NO MEU FACE OS ASSUNTOS QUE VEM DO LIVRO DO APOCALIPSE E COM SUA PERMISSÃO VOU PUBLICA-LO, NÃO ESQUECENDO QUE VOU POR SEU ENDEREÇO ELETRÔNICO. PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO

    ResponderExcluir