terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lição 1 - 1º Trimestre 2011 ATOS – A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA 02 de Janeiro de 2011

LEITURA BÍBLICA
Atos 1.1-5
1 Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, 2 até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. 3 Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. 4 Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. 5 Pois João batizou coma água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

OBJETIVOS:
Conhecer o conteúdo e o propósito do livro de Atos.
Explicar os eventos pré-pentecostais à descida do Espírito Santo.
Saber como se deu o desenvolvimento da expansão da igreja neo-testamentária.

INTRODUÇÃO
O livro de Atos tem início em Jerusalém, com os discípulos reunidos em um recinto no Dia de Pentecostes. Então, o Espírito Santo veio sobre eles, autorizando-os a serem Suas testemunhas. O restante do livro descreve as consequências desse grande evento. A contagiante notícia apareceu primeiro em Jerusalém e depois se propagou rapidamente de pessoa a pessoa, de cidade em cidade. Enfrentou oposição em todos os lugares por onde passou. Dominou um mundo que estava bem preparado para combatê-la. Fortalecidos pelo Espírito Santo, os seguidores de Jesus anunciaram as boas-novas acerca dele em todos os lugares. Em menos de 35 anos, o evangelho alcançou cidades de Jerusalém a Roma.

1.  AUTORIA, DATA E TEMA.       
Autor
Lucas escreveu o livro de Atos para mostrar o cumprimento das palavras de Jesus, eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). O médico amado, é o autor de Atos.
Data
Atos não menciona a destruição de Jerusalém, em 70 d.C., nem a perseguição movida pelo imperador romano Nero contra os cristãos após o incêndio em Roma, em 64 a.C.
È certo que Lucas mencionaria esses eventos significativos se eles tivessem ocorrido enquanto a obra era redigida. Além disso, as muitas menções feitas por Lucas aos testemunhos dados por Paulo diante das autoridades romanas não teriam sentido se Nero tivesse começado a sua severa perseguição aos cristãos. Logo, é razoável afirmar que o livro de atos foi escrito no período entre 60 a 64 d.C.
Tema
Os primeiros capítulos de Atos mostram os temas que são abordados nas cartas do Novo Testamento: a atuação do Espírito Santo na vida dos discípulos (movendo-os para a obra missionária, para pregação e a oração), a evangelização dos perdidos (a Igreja cresce de forma impressionante em Jerusalém e Samaria, e esse crescimento vai sendo estendido aos gentios) e a comunhão entre o povo de Deus (uma das características mais marcantes da Igreja).
A narrativa de Lucas possui um triplo objetivo: narrar a expansão da Igreja, os atos dos apóstolos e motivar os crentes. (E.C)
Os relatos em Atos são exemplos encorajadores; entretanto, o tema recorrente no livro diz respeito àqueles que foram testemunhas porque estavam revestidos do Espírito Santo. Aquele mesmo poder que os movia está disponível a nós, pois Deus não nos deixou à mercê de nossas próprias fraquezas. Ele enviou o Espírito Santo para nos auxiliar a seguir os exemplos dos primeiros cristãos (Ef 5.17,18) e para sermos testemunhas de Jesus em toda a terra.

2. O CONTEÚDO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
O livro de Atos fornece uma história condensada da Igreja primitiva. Um testemunho da maravilhosa expansão do evangelho de Jerusalém a Roma. Atos dos Apóstolos narra como o Espírito Santo impeliu nossos irmãos em Cristo do passado a darem prosseguimento à ordem de Jesus de serem Suas testemunhas em todo mundo.
O livro de Atos é uma narrativa histórica e, ao mesmo tempo, contém um significado teológico profundo. A fé dos cristãos repousa nos fatos históricos: vida, morte e ressurreição de Jesus. Esses eventos são narrados por Lucas em seu Evangelho com o propósito de despertar a fé.
Se o fato histórico da ressurreição de Cristo não fosse verdadeiro, então, a fé dos cristãos estaria destituída de fundamento, como afirma Paulo: E, se Cristo não ressuscitou, é vá a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados (1 Cor 15.17). Este livro dá a garantia aos cristãos de que a fé deles em Cristo se baseia em fatos. O crescimento extraordinário da Igreja primitiva está diretamente relacionado à ressurreição de Cristo. A grande comissão dada por Ele e o revestimento do espírito Santo são as únicas explicações razoáveis para a rápida e inacreditável propagação do evangelho no primeiro século.
Os primeiros cristãos não estavam testemunhando um Cristo morto, mas davam testemunho de um cristo que morrera e ressuscitara, e está vivo, do qual eles foram testemunhas oculares.

3. O PROPÓSITO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
O poder com um propósito
No inicio do livro de Atos, os seguidores de Jesus parecem confusos e temerosos. Mas, no fim do livro, eles estão bem em seu caminho para transformar o império romano com o evangelho. O que é levado em consideração com essa mudança dramática? O texto de Atos 1.8 nos dá a resposta: Recebereis a virtude do Espírito Santo.
  1. A virtude ou poder prometido não foi a força ou autoridade política. Israel era proeminente quando reinavam Davi e Salomão, mas esses dias estavam distantes da memória. Jesus não está fazendo alusão ao retorno do domínio judeu. Em vez disso, a palavra virtude significa habilidade ou capacidade. Jesus prometeu que, depois que o Espírito Santo viesse sobre eles, Seus seguidores teriam uma nova habilidade.
  2. A habilidade tinha mais a ver com ser do que com fazer. Os cristãos seriam testemunhas, não apenas dariam testemunho. O evangelho é um processo, não apenas um evento. Ele envolve toda a realidade vivencial, e não apenas um esforço ocasional.
  3. A virtude veio de fora, não de dentro. Os cristãos não tinham capacidade intrínseca de pregar o evangelho ao seu modo, mas tinham de buscar uma capacidade sobrenatural, proveniente do espírito Santo, para fazê-lo de forma afetiva. O poder veio quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, não antes.
  4. Os cristãos tinham de ser testemunhas de Cristo, e não deles mesmos. Eles tinham de fazer discípulos não para eles mesmos. Mas para o Senhor ressurreto (Mt 28.18-20)

CONCLUSÃO
A fé cristã não está edificada sobre especulações ou mitos, mas está firme sobre atos soberanos e testemunhos dados pelo Deus encarnado no universo espaço-temporal. Nascimento, ministério, morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo estão solidamente enraizados na história.

Pesquisado e Elaborado: Ev. Junior França - E-mail e msn: junior.franca1@hotmail.com  
Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lição da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico SBB, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico Wycliffe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário