terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lição 2 - 1º Trimestre 2011 A ASCENSÃO DE CRISTO E A PROMESSA DE SUA VINDA 09 de Janeiro de 2011



LEITURA BÍBLICA
Atos 1.4-11
Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem:
- Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com Espírito Santo. Certa vez, os apóstolos estavam reunidos com Jesus. Então lhe perguntaram: - É agora que o Senhor vai devolver o reino para o povo de Israel? Jesus Respondeu: - Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da Terra.
Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
- Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para céus? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.

INTRODUÇÃO
O livro de Atos conta a história de como o cristianismo fundado, organizado e como os problemas foram resolvidos. A comunidade dos crentes surgiu pela fé no Cristo ressuscitado e no poder do Espírito Santo, que a capacitou para testemunhar, amar e servir a Deus. A igreja cristã não começou ou cresceu por seu próprio poder ou entusiasmo. Os discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo. Ele era o conselheiro e o Guia prometido, e foi enviado quando Jesus ascendeu ao céu. Foi importante para os discípulos ver a ascensão de Jesus ao céu. Dessa forma acreditaram, sem duvida, que Ele é Deus e que seu lar é o céu. (B.A.P.)

1.  A HISTÓRIA DA ASCENSÃO DE CRISTO      
Após passar 40 dias com seus discípulos, Jesus retornou ao céu. Os dois homens vestidos de branco eram anjos que proclamaram aos discípulos que um dia Jesus retornaria da mesma maneira que partiu: física e visivelmente.
A História não é uma mera casualidade nem um conjunto de acontecimentos cíclicos; move-se em direção a um ponto específico: o retorno de Jesus Cristo, para julgar e governar a terra. Devemos estar prontos para o seu retorno súbito (1 Ts 5.2), não andando a esmo, olhando para o céu, e sim, trabalhando arduamente para compartilhar as Boas Novas de forma que outros também possam torna-se participantes das grandes bênçãos de Deus. (B.A.P.)
Jesus prometeu que não nos deixaria sozinhos, mas que Ele estaria conosco sempre, até a consumação dos séculos (Mt 28.20; Jo 14.18). Ele cumpriu Sua promessa por meio do Espírito Santo, que habita no convertido (Jo 16.4-7).
Foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Essas três afirmações falam da partida gradual e majestosa de Jesus aos céus. A ascensão tem um pequeno espaço nas narrativas dos Evangelhos.
Em oposição a estes, Atos dos Apóstolos utiliza o relato como uma preparação para a narrativa dos eventos no Dia de pentecostes, o dia do nascimento da Igreja, a qual tem como base fundamental a morte, ressurreição e ascensão de seu Líder, agora assentado à destra de Deus.
Jesus dissera anteriormente que o Espírito Santo não viria até que Ele partisse (Jo 16.7). Por essa razão, o livro de atos dos Apóstolos apresenta a partida de Jesus no capítulo 1, e a vinda do Espírito Santo no capítulo 2, justapondo um relato ao outro.
A segunda vinda de Cristo e o estabelecimento de Seu Reino (At 1.6,7) ocorrerá do mesmo modo como Jesus ascendeu – física e visivelmente nas nuvens.
Segundo a tradição cristã, enquanto Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, Tomé foi transpassado pela espada por causa de sua fé. Mateus foi assassinado transpassado por uma lança. Matias foi decapitado. Tiago foi morto a chutes. Judas, Filipe e Bartolomeu foram crucificados.
A história da ressurreição é poderosamente autenticada pela preferência dos apóstolos de morrer a repudiar a verdade do seu testemunho.
As pessoas podem optar por mentir quando conveniente, mas aqueles homens alegremente sacrificaram a vida a fim de perpetuar conscientemente um engano? Nenhum dos apóstolos negou o que tinham testemunhado: a norte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo. Nenhum deles deu as costas para o testemunho, ou voltou-se contra seu relato pessoal da ressurreição de Cristo. Eles preferiram selar sua preparação com o próprio sangue. 

2.  A TEOLOGIA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO
Para que o pecado do homem seja expiado, deve haver uma vida perfeita de justiça, vivida em completa obediência à santa lei de deus, para ser oferecida “sem mácula” ; Cristo realizou esta importante obra através de sua vida(Rm 5.19; 10.4; hb 4.15; 5.8,9). Deus mostrou sua absoluta satisfação com a obediência ativa e passiva de Cristo, ressuscitando seu filho dos mortos, a assim atestando que sua obra que visava alcançar a nossa justificação foi aprovada e aceita (Rm 4.25).
A ressurreição revela a vitória completa e final sobre a morte e o pecado, e sobre os seus efeitos no homem e na criação. Pelo fato de Cristo ter ressuscitado os crentes também ressuscitarão em corpos transformados (1 Cor 15). Por meio deste mesmo fato, a natureza também será libertada da maldição. Esta é a explicação da ressurreição do crente ou a manifestação dos filhos de Deus através da redenção do nosso corpo, e a remoção da servidão da corrupção na segunda vinda de Cristo serem mencionados como ocorrendo simultaneamente em Romanos 8.18-23(Diconário Wycliffe).

CONCLUSÃO
A fé dos cristãos repousa nos fatos históricos: vida, morte e ressurreição de Jesus. Esses eventos são narrados por Lucas em seu Evangelho com o propósito de despertar a fé.
Se o fato histórico da ressurreição de Cristo não fosse verdadeiro, então, a fé dos cristãos estaria destituída de fundamento, como afirma Paulo: E, se Cristo não ressuscitou, é vá a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados (1 Cor 15.17). Este livro dá a garantia aos cristãos de que a fé deles em Cristo se baseia em fatos. O crescimento extraordinário da Igreja primitiva está diretamente relacionado à ressurreição de Cristo.

Pesquisado e Elaborado: Ev. Junior França - E-mail e msn: junior.franca1@hotmail.com  Fones: (85) 3226-2753(Igreja), 8884.4401.
Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lição da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico SBB, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico Wycliffe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário